Alguns caminhões que marcaram a história no Brasil e no mundo não ficaram famosos apenas por seus atributos técnicos, como robustez e capacidade de carga, por exemplo. É que motoristas e entusiastas apelidaram esses modelos com nomes de animais devido à semelhança que tinham com alguns bichos. Assim, o Estradão relembra os caminhões mais icônicos que ficaram conhecidos mais pelos apelidos que pelos nomes dados pelas fabricantes. Confira:
Ford F-14000 "Sapão"
Um dos caminhões que ganhou nome de animal foi o Ford F-14000. Para muitos caminhoneiros, o formato arredondado do capô lembrava um sapo. Aliás, até hoje os motoristas lembram do modelo como "Sapão". A Ford fabricou o F-14000 entre 1952 e 1964. O caminhão é, portanto, um clássico. Por isso, entusiastas de veículos antigos o apreciam.
Scania 111 "Jacaré"
Em 1976, a Scania lançou os caminhões L, LS e LT 111, da Série 1. Aliás, o último foi o mais popular e ganhou o apelido "Jacaré", em função da sua cabine bicuda que remetia à boca do animal.
Publicidade
FNM "Boca de Bagre"
A FNM fabricou o modelo com cabine Brasinca em 1959, o que lhe rendeu, então, o apelido "Boca de Bagre" por causa do formato da grade. Segundo alguns caminhoneiros, a peça remetia à boca do peixe. Seja como for, esse tipo de cabine Brasinca foi feita nos modelos de caminhões FNM na época. Ela tinha um design distinto e inovador, com linhas arredondadas, bem como uma frente aerodinâmica.
Scania L 76 "João de Barro"
Em 1963, a Scania lançou o L 76, também conhecido como "João de Barro" por causa da cor terrosa alaranjada, tal como a casa do passarinho que leva o mesmo nome. Por fim, o caminhão tinha um motor de 11 litros com 213 cv de potência e 76 mkgf de torque máximo.