A Volkswagen Caminhões quer aumentar o nível de tecnologia e sofisticação a bordo do Meteor. Dessa forma, ainda neste ano, a gama extrapesada vai ganhar um novo painel do computador de bordo totalmente digital.
De acordo com o engenheiro de marketing do produto da Volkswagen Caminhões, Allan Hungria, a novidade segue uma tendência que ocorre no mercado de caminhões pesados rodoviários. Portanto, a VWCO não quer ficar de fora.
Nesse sentido, o Mercedes-Benz Actros na versão topo de linha conta com painel digital de série. Do mesmo modo, no Volvo FH há a opção mais básica, com painel parcialmente digital e outro mais completo, 100% digital. E, conforme já divulgado pelo Estradão, a Scania anunciou que terá painel digital a partir do próximo ano.
Publicidade
VEJA TAMBÉM
Fãs de caminhões viajam em um Scania S 650 V8 de Shangai à Europa
Volvo FH terá cabine extra grande baseada em caminhão brasileiro
FPT produzirá motor a gás para caminhões e ônibus no Brasil
Seja como for, vale lembrar que, na Fenatran do ano passado, a Volkswagen apresentou um protótipo do Meteor Optimus. Modelo com acabamento mais premium. Afinal, além do cluster digital, o veículo conta com tela de 10” e câmeras no lugar dos retrovisores.
Na época, os executivos da VWCO informaram que o modelo, por ora, não seria comercializado. Ou seja, a intenção é mostrar a capacidade de inovação da engenharia da marca. Afinal, além dos acabamentos superiores, o caminhão ainda conta com sistemas de segurança ativo. Outra tendência que cedo ou tarde chega aos caminhões da marca.
Novo Cluster do Meteor
Dessa forma, tudo indica que o novo painel digital deve ser herdado da versão exclusiva do Optimus. Nesse sentido, conta com grafias e cores mais destacadas. Do mesmo modo, o frotista poderá programar as informações que sejam mais necessárias para a sua operação. Além disso, como ocorre no painel analógico atual, o motorista pode acessar todos os dados por meio do volante funcional.
Seja como for, de acordo com Hungria, o painel inicialmente será oferecido como item opcional. Mas a intenção é tornar a novidade mais acessível ao cliente. Nesse sentido, vale lembrar que, com relação ao preço, o VW Meteor é um dos mais baratos do segmento.
A versão topo de linha 29-530 6x4 parte de R$ 970 mil. Modelos da concorrência com potência equivalente partem de R$ 1 milhão.
Próximos passos
Seja como for, a Volkswagen Caminhões ainda quer aumentar a oferta de soluções para o seu caminhão pesado. Assim, a partir do segundo semestre do próximo ano, o Meteor deve ganhar tela multimídia maior. Atualmente, é oferecido de série tela de 7”. Possivelmente a marca deve aumentar para um modelo de 10”.