Avaliação

Novo Kia Bongo 2024 tem tração 4x4; confira avaliação

Na linha 2024, Kia Bongo passa a ser oferecido apenas com tração 4x4 e traz atualizações na cabine e motor, além de mais equipamentos

Andrea Ramos

27 de set, 2023 · 9 minutos de leitura.

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Kia Bongo está mais preparado para a severidade
Kia Bongo K 2500 4x4
Crédito:WERTHER SANTANA/ESTADÃO
Kia Bongo está mais preparado para a severidade

O Kia Bongo K 2500 foi totalmente atualizado. Afinal, as novas regras de controle de emissões exigiram que as fabricantes fizessem mudanças profundas em seus produtos. Além disso, o caminhão leve, que faz parte da linha 2023/2024, passa a ser oferecido em versão única, agora com tração 4x4 acionada por alavanca. Opcionalmente, o modelo pode vir com ar-condicionado.

Conforme o diretor técnico da Kia, Gabriel Loureiro, a versão 4x4 deve agradar todos os tipos de público. No mesmo sentido, ele diz que pretende reconquistar clientes que deixaram a marca. Ou seja, aqueles que compraram o Kia Bongo 4x4 no passado. Isso porque a empresa ofereceu o modelo com tração integral de meados de 2007 a 2009. Porém, desde então havia apenas versões 4x2.

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Kia Bongo está mais preparado para a severidade
Com 4,83 m de comprimento, Kia Bongo é mais curto que Fiat Toro; fotos: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

Opção para setor hortifrutigranjeiro

Segundo executivos da marca, uma das vantagens do Kia Bongo é que a tração 4x4 pode ser acionada com o caminhão em movimento. Porém, para engatar a reduzida é preciso parar o caminhão, que pode ser guiado por motoristas com CNH de categoria "B".

Além disso, há o modo super reduzido, ideal para o uso sobre piso escorregadio, como lama e areia, por exemplo. Ou seja, o modelo também pode atuar em operações em áreas rurais. Por isso, pode atender clientes do agronegócio, como do segmento hortifrutigranjeiro, por exemplo.


Novo Kia Bongo é parrudo

O Estradão rodou com o Kia Bongo K 2500 em vias urbanas, sem e com a tração 4x4 engatada. Para a avaliação, carregamos o caminhão com 500 kg de lastro. Vale lembrar que a capacidade de carga é de 1.811 kg. Além disso, o peso bruto total (PBT) é de 3.475 kg.

Depois disso, percorremos trechos com aclives acentuados, com o 4x4 acionado. Assim, foi possível constatar que o sistema também ajuda a vencer mais facilmente subidas em vias asfaltadas. Afinal, todas as rodas tracionam o caminhão. O recurso é útil, ainda, em caso de chuva intensa e pista alagada.

Kia Bongo está mais preparado para a severidade
Cabine renovada inclui painel redesenhado, volante multifuncional e espaço para tela de 7 polegadas

Além disso, colabora para o bom desempenho o trem de força. O Kia Bongo K 2500 tem motor 2.5 turbodiesel com intercooler. O quatro cilindros com cabeçote de 16 válvulas gera potência de 130 cv a 3.800 rpm e torque de 26 mkgf às 1.250 rpm.

Foco no uso urbano

Por sua vez, o câmbio é manual de seis velocidades. Conforme a Kia, o sistema de injeção de combustível é novo. Assim, atende às regras de emissões previstas no Proconve L7. No mesmo sentido, o sistema inclui uso de Arla 32.

Outra vantagem do modelo são as dimensões. O Kia Bongo mede 4,83 metros de comprimento e 1,74 m de largura. Assim, é 11 cm mais curto que uma picape Fiat Toro, por exemplo. Além disso, é 2 cm mais estreito que um SUV Volkswagen T-Cross.


Conforme a marca, o diâmetro de giro de 4,93 m. Portanto, o caminhão pode circular com facilidade por vias estreitas. Bem como é fácil manobrar e estacionar em vagas apertadas, como docas. Assim como pontos de embarque e desembarque de lojas e supermercados, por exemplo.

Kia Bongo está mais preparado para a severidade
Com bom diâmetro de giro, VUC pode circular com desenvoltura em vias estreitas e docas

Ou seja, o modelo é classificado como Veículo Urbano de Carga (VUC). Portanto, sua circulação é liberada em locais onde caminhões pesados são proibidos de transitar.


Boas respostas

Na prática, o Kia Bongo é ágil no trânsito urbano. Nesse sentido, seu motor responde prontamente os comandos do acelerador. Assim, encara subidas íngremes com vigor, mesmo no modo de tração 4x2. Porém, dependo do grau do aclive, o caminhão sobe "galopando".

Porém, basta acionar o 4x4 para reduzir esse efeito consideravelmente. Assim, rodando em velocidade de cerca de 20 km/h, o motor gira às 2000 rpm. Seja como for, em inclinações menos severas, o Kia Bongo sobe tranquilo em 4x2. Assim, a 30 km/h, com a 3ª marcha engata, o quatro-cilindros trabalha de forma suave, em torno das 1.500 rpm.

Além disso, colabora com o conforto a bordo o bom ajuste das suspensões. Conforme a marca, na dianteira o sistema é independente, com barras de torção. Atrás, há eixo rígido com feixe de molas, o que, de acordo com a empresa, garante maior robustez. Sobretudo no caso de veículos que trafegam majoritariamente em vias acidentadas.


Modelo é feito no Uruguai

A bordo, o painel traz novo desenho e tela digital de 7”. Além disso, há computador de bordo e volante multifuncional que permite acessar vários comandos. O banco do motorista tem ajustes e há outro assento para dois passageiros. Todos são revestidos com tecido sintético.

Os vidros têm acionamento elétrico. Porém, o travamento das portas é manual. Segundo a Kia, a linha 2024 do Bongo 2500 K tem preço sugerido de R$ 174.990. Assim, é cerca de R$ 15 mil mais caro que a versão 4x2, que deixou de ser oferecida no Brasil. Com o ar-condicionado, que é opcional, a tabela sobe para R$ 181.990.

O Bongo é feito pela Kia Motors do Uruguai, empresa que pertencente ao Grupo Gandini, representante da marca sul-coreana no Brasil. A produção é na fábrica da Nordex, que também monta as vans e furgões Citroën Jumpy e Peugeot Expert, por exemplo.


Ficha técnica Kia Bongo K 2500 4x4

Preço sugerido: R$ 174.990
Motor: 2.5, 4 cil, 16V, turbodiesel
Potência: 130 cv a 3.800 rpm
Torque: 26 mkgf a 1.250 rpm
Câmbio: Manual, 6 velocidades
Tração: 4x2 dianteira, 4x4 com reduzida
Comprimento: 4,83 metros
Largura: 1,74 metro
Suspensão dianteira: Independente com barras de torção
Suspensão traseira: Eixo rígido com feixe de molas semi-elípticas
Capacidade de carga do chassi: 1.811 kg
Peso em ordem de marcha: 1.664 kg
Peso bruto total (PBT) legal: 3.475 kg
Consumo médio: 9,2 km/l
Fonte: Kia

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