Liu Weitao e Guo Longxian são dois caminhoneiros apaixonados pela profissão. E também são fãs de caminhões, especialmente da Scania. Por essa razão, ambos resolveram se aventurar em uma longa viagem de Xangai, na China, até a Europa. Conforme a dupla, a viagem durou cerca de duas semanas. Assim, eles percorreram em torno de 13 mil km.
Segundo eles, a primeira parada foi no Truckstar Festival, na Holanda. Aliás, foi a primeira vez que um caminhão com placa chinesa apareceu no evento. Os sócios, que são donos da Shanghai Haizhou Transportation Company, juntaram-se aos participantes do festival para mostrar o caminhão Scania. Assim, o modelo foi pintado com o tema "Transformer" para o evento.
VEJA TAMBÉM
Os caminhões com desenhos bizarros
Motorhome de caminhão 8x8 para levar mísseis tem preço de R$ 10 milhões
Western Star e Volvo FH transportam estátua de carneiro de 100 toneladas
Publicidade
De acordo com eles, a ideia de participar do festival visava conhecer mais veículos. "A intenção é, quem sabe, levar esta experiência para a China.” diz Liu. Ele conta que organizou um primeiro festival de caminhões chinês neste ano. Assim, a partir da experiência holandesa, ele conta que pretende promover outra edição, a partir das ideias e conhecimentos adquiridos.
Influência da cultura do caminhão
Na China, o caminhão é tradicionalmente considerado como o meio mais barato de transporte de carga. Por isso, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, muita gente está abraçando a cultura dos caminhões. Ou seja, criando um vínculo positivo com seus veículos.
Nesse sentido, o caminhão deixa de ser apenas uma ferramenta de trabalho. Ou seja, passa a ser visto como estilo de vida. “Muitos motoristas na China têm um apego pessoal por seus veículos. Cuidando e decorando e tendo todo o cuidado. Por essa razão, resolvemos viajar de caminhão”, diz Liu.
Dessa forma, a dupla escolheu o Scania V8 com motor de 650 cv para a viagem. Segundo eles, o modelo garante boa velocidade média. Além disso, a cabine S, a mais alta e espaçosa oferecida pela marca, é ideal para viagens longas. “Dormimos no caminhão por duas semanas. Porém, não tivemos nenhum problema durante toda a viagem”, conta Liu.
Confiança e inspiração na Scania
Depois da viagem até a Holanda, os empresários seguiram para a Suécia com um único desejo: conhecer a oficina do Svempa. Ou seja, o mais importante transformador de caminhões Scania do mundo. Assim, puderam ver de perto o Svempa 999. Trata-se de um Scania conversível, cujo motor V8 biturbo de 16 litros gera 1.000 cv.
Porém, não foi a primeira vez que eles viram o modelo. De acordo com eles, o modelo foi exposto no Salão do Automóvel de Xangai, em 2011.