Poucos meses depois de lançar a nova Ranger na versão topo de linha, a Ford lança as versões de entrada XL e XLS. Ou seja, as opções mais baratas. A XL é direcionada ao trabalho e tem preço de R$ 239.990 já com tração 4x4. Enquanto isso, a XLS atende o uso misto. Assim, serve ao trabalho e ao lazer. Por isso, a marca do oval azul oferece tração 4x2 ou 4x4 ao preço de R$ 234.990 e R$ 259.990, na ordem. Esta carrega o mesmo 3.0 V6 diesel da Limited.
Seja como for, na versão mais básica, a Ford Ranger estreia o motor Panther 2.0 turbodiesel, que é capaz de gerar 170 cv de potência e um torque máximo de 45 mkgf desde 1.750 rpm até 2.500 rpm. Este motor trabalha com o câmbio manual de seis velocidades. Ou seja, a picape utiliza o mesmo conjunto mecânico do furgão Transit.
Este 2.0 tem quatro cilindros em linha e pistões de alumínio, bem como um turbo de geometria variável. Assim, está válido para diesel B20 e faz boas médias de consumo, conforme a Ford. São 10 km/l de média na cidade e 11,5 km/l na estrada.
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Nova Ranger com visual mais rústico
Na estética, a nova Ford Ranger XL não traz os acabamentos das gamas de topo de linha, como, por exemplo, detalhes cromados e na cor da carroceria. Afinal, o foco é o trabalho. Dessa forma, a grade frontal, o para-choques e as maçanetas das portas são na cor preta. Além disso, as rodas de aro 16 são de aço estampado e sem calotas. Entretanto, a identidade visual é a mesma das versões já lançadas. Apenas as lanternas têm desenho diferente.
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Nova Ford Ranger é (muito) bem equipada
Passando para a lista de equipamentos, a nova Ranger 2024 é bastante recheada em comparação com outras picapes médias rivais. Já na versão XL, vem de fábrica com sete airbags (duplos frontais, laterais e de cortina, além de uma bolsa para os joelhos do motorista).
A lista continua com acendimento automático dos faróis, ajuste de altura e LEDs de condução diurna. Há assistente de partida em rampas, controle automático de descidas, piloto automático, assim como painel de instrumentos digital com tela de 8" e o multimídia Sync4 com tela vertical de 10" e espelhamento sem fio via Android Auto e Apple Car Play.
Já no compartimento de carga, a capacidade da caçamba é de 1.071 kg. Ademais, a picape feita na Argentina conta com sistema de reboque e ganchos dianteiro e traseiro. Segundo a Ford, a nova Ranger tem maior bitola e distância entre-eixos da categoria, com 3,27 metros. Outra evolução é o novo chassi 30% mais resistente a torções e feito com longarinas e travessas redesenhadas e produzidas com aço de alta rigidez.
Já os recursos off-road incluem capacidade de imersão de 800 mm e bons ângulos de ataque (30º) e de saída (26º). Por fim, a nova Ranger tem um ângulo de transposição de rampa de 22º e parece à vontade em pistas irregulares de terra com obstáculos.
Ranger XLS é versão mais versátil
A Ranger XLS pode ser direcionada ao trabalho ou ser o carro de passeio para os momentos de lazer. Isso porque tem uma lista maior de equipamentos. Nesse sentido, traz duas opções de motores e câmbio. Ou seja, há a Ranger XLS 4x2 ou 4x4 com o 2.0 turbodiesel da XL. Esse é ligado à transmissão automática de seis marchas.
Contudo, se a versão for a Ranger 4x4 4WD, que inclui o modo automático de tração nas quatro rodas sob demanda, o motor é o mesmo da Limited. Ou seja, o novo 3.0 V6 turbodiesel que desenvolve 250 cv a 3.250 rpm e um torque de 61,2 mkgf entre 1.750 rpm e 2.500 rpm. De acordo com a Ford, o motor V6 consome 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Nesta versão, o câmbio é o automático de 10 marchas.
XLS tem quatro modos de condução
Todas as versões da Ranger XLS oferecem quatro modos de condução selecionáveis. São eles: Normal, Eco, Rebocar/Transporte e Escorregadio. Com isso, a capacidade de carga parte de 1.031 kg e alcança 1.054 kg. Mas, diferentemente da Ranger XL, a XLS chega com lista de equipamentos muito completa. Ou seja, adiciona saídas de ar na segunda fileira, sensores de obstáculos traseiros, sistema anticapotamento, diferencial traseiro blocante (versões 4x4), engate de reboque, bem como faróis Full-LEDs, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, e carregador de celular por indução.
Ford Ranger em múltiplas aplicações na frota
A Ford também mira o mercado de viaturas e veículos para aplicações especiais. Por isso, a rede Ford Pro de assistência vai buscar clientes de mineração, empresas de segurança, bem como o governo. Para isso, oferece manual de implementação de eventuais transformações. E oferece treinamento de condução e suporte de pós-vendas. Com todas essas novidades, a Ford pretende superar a rival Chevrolet S10 neste ano e se aproximar da líder Toyota Hilux.