Com as atualizações para atender as novas regras do Euro 6 e de cabines maiores na Europa, a DAF renovou toda a sua gama de caminhões. Assim, além da XF renovada, a marca lançou as versões XD, XG e XG+. Bem como a leve XB, novo nome do menor caminhão da marca, até então conhecido como LF.
LEIA MAIS
Veja caminhões com desenho bizarro + bônus
Motorhome de caminhão 8x8 para levar mísseis tem preço de quase R$ 10 mi
Volvo vai testar ônibus BZL em Curitiba
Publicidade
Vale lembrar que a DAF não vende sua linha de leves no Brasil. Seja como for, o LF está no País, mas serve apenas ao transporte de peças da Paccar entre as concessionárias da marca. Porém, é provável que a linha XB seja oferecida também no mercado brasileiro.
Seja como for, o veículo conta com identidade visual mais alinhada aos irmãos maiores. Na geração passada, o LF se destacava da linha de pesados.
DAF elétricos e a diesel
Além disso, a XB inclui caminhões de distribuição com peso bruto total (PBT) de 7,5 a 19 toneladas. No que se refere ao motor, há versões a diesel e elétrica. Esta última está disponível nos caminhões de 12 t, 15 t e 19 t. Com motores a diesel, a potência vai de 160 cv a 378 cv.
Conforme informações da DAF, nos modelos elétricos a autonomia é de até 350 km. E o tempo necessário para a recarga das baterias, entre 20% e 40%, leva de 40 a 70 minutos.
Já nos demais modelos os motores são Paccar MX-5 e MX-7, com potências entre 170 cv a 310 cv. Além disso, a transmissão é a ZF PowerLine. Ou seja, automática de 8 velocidades. Seja como for, também há opções manuais de 6 e 9 velocidades.
Segurança
Ademais, no que se refere à segurança a nova série XB traz sistemas como o ADAS. Portanto, há itens como sensor de ponto cego e assistente de frenagem automática em caso de emergência. No mesmo sentido, o DAF Turn Assist avisa se houver ciclistas, pessoas ou motociclistas em torno do caminhão.
A DAF oferece versões com cabine simples, estendida e leito. O destaque é o painel digital com tela de 12 polegadas igual à dos irmãos maiores. Aliás, o dispositivo é configurável e pode ser personalizado conforme a necessidade da operação.
Novo DAF vocacional
Além disso, a DAF apresenta a versão XBC, destinada a operações de construção civil. Para isso, a distância em relação ao solo é 225 mm mais alta. Bem como o para-choque dianteiro é de aço. Conforme a DAF essa linha começa a ser produzida no último trimestre de 2023.