A Nikola Motor, fabricante de caminhões elétricos nos EUA, está recolhendo os 209 caminhões vendidos do Nikola Tre a bateria. A razão é um potencial risco de incêndio no circuito de refrigeração. Esses caminhões representam 60% da produção de 2022, segundo a fabricante.
A ação ocorre depois de um incêndio ocorrido na fábrica da empresa em Phoenix, no Arizona. Ou seja, quando um caminhão elétrico estacionado no pátio pegou fogo no dia 23 de junho. O incêndio continuou a se espalhar. E destruiu mais cinco caminhões.
LEIA MAIS
Avaliação: Iveco S-Way está pronto para brigas por espaço nos pesados
Fabricantes de implementos lançam modelos para uso rodoviário e off-road
Scania terá caminhões a gás com 420 cv e 460 cv no Brasil
Publicidade
De início, a Nikola suspeitou de incêndio criminoso. Foi então que, na última semana, ocorreu outro incêndio a um caminhão da marca. Mas este estava estacionado na fábrica de Cooldige, no Arizona. Vale ressaltar que, em ambos os casos, não houve feridos.
Componente da bateria ocasionou incêndio
Por causa das ocorrências, a empresa iniciou uma investigação interna. Assim, vai apurar com a equipe de engenharia e especialistas em segurança. Foi constatado que um componente da bateria pode estar causando um vazamento do sistema de refrigeração da bateria. E que esse componente é fornecido por empresa terceirizada.
Com isso, a fabricante, começou a recolher os caminhões para recall. Além disso, suspendeu as vendas de novos caminhões a bateria da empresa. Ademais, de acordo com a Nikola, os modelos que ainda estão em operação podem permanecer em serviço. Mas a recomendação é que os clientes desses veículos deixem ligado o regulador "Main Battery Disconnect" (MBD).
Dessa forma, é possível monitorar o sistema. Além disso, a Nikola também recomenda estacionar os veículos em áreas livre. Ou seja, em qualquer eventualidade, é possível fazer acessos remotos e atualizações. Por fim, as ocorrências deixam impactos negativos para a montadora. Nesse sentido, as ações caíram cerca de 11% só na última semana.