Mobilidade

Ônibus mais bonito do mundo; veja onde ele roda

Júri de prêmio de design elege ônibus alemão como o mais bonito do mundo; modelo elétrico tem visual futurista e leva 50 passageiros

Redação

17 de ago, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Prêmio de design revela o ônibus mais bonito do mundo em 2023
Cobus Bus
Crédito:Cobus Industries/Divulgação
Prêmio de design revela o ônibus mais bonito do mundo em 2023

Red Dot Award é um dos prêmios de design mais importantes do mundo. O júri, formado por especialistas de vários setores, elegeu o Cobus Vega como o ônibus mais bonito de 2023. Trata-se de um modelo desenvolvido para transportar passageiros em aeroportos. Porém, ele opera apenas na Europa.

Vale ressaltar que o ônibus mais bonito do mundo é produzido pela Cobus Industries. Ou seja, a empresa alemã que faz parte do Grupo Salvador Caetano e da Daimler Truck AG. Trata-se de uma companhia focada em soluções do setor de mobilidade aeroportuária.

LEIA MAIS
Avaliação: Iveco S-Way está pronto para brigas por espaço nos pesados
Fabricantes de implementos lançam modelos para uso rodoviário e off-road
Scania Terá caminhões a gás com 420 cv e 460 cv no Brasil


Publicidade

Conforme informações do Red Dot Award, o ônibus conquistou a premiação por ter desenho arrojado. Além disso, suas linhas privilegiam a aerodinâmica. Da mesma forma, o veículo oferece bom espaço interno e alto nível de conforto aos ocupantes.

Prêmio de design revela o ônibus mais bonito do mundo em 2023
Modelo elétrico tem ampla área envidraçada e três portas largas de cada lado; Fotos: Cobus Industries

Ônibus do futuro, hoje

Conforme a fabricante, o modelo oferece várias vantagens operacionais. O destaque é a facilidade e rapidez no embarque e desembarque. Para isso, há três portas extra largas dos dois lados. Bem como uma porta localizada do direito, na dianteira.


Além disso, de acordo com os jurados, o conforto para os passageiros é garantido pelos assentos largos e ergonômicos. No total, o Cobus Vega por levar até 50 passageiros sentados e em pé. De acordo com a fabricante, há opções com 12 e 14 metros de comprimento. Já a largura varia de 2,7 a 3 metros.

O modelo também não emite poluentes ao rodar. Segundo a empresa, o ônibus é "totalmente elétrico, com a com a mais recente tecnologia de baterias." Dessa forma, o conjunto modular visa permitir um rápido carregamento. Porém, a Cobus não informa detalhes do sistema. 

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião