A presença de veículos chineses em todos os continentes cresce a cada ano. Apenas do segmento de comerciais, no primeiro semestre de 2023 a China exportou 305 mil unidades. Ou seja, em seis meses o país asiático exportou o equivalente a dois anos de vendas de caminhões no Brasil. Isso se levarmos em conta somente os anos com economia aquecida.
Assim, para dar conta do recado as fabricantes chinesas passaram a transportar veículos em caminhões- cegonha gigantes. Dessa forma, eles são capazes de levar até 30 veículos, entre automóveis e utilitários, de uma única vez. Ou seja, mais que o dobro dos caminhões convencionais utilizados no Brasil.
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Em geral, um caminhão-cegonha convencional transporta, em média, 11 automóveis. Portanto, o tipo de modelo utilizado na China é uma alternativa bastante econômica. Da mesma forma, acaba gerando menos emissões, uma vez que um único caminhão leva o equivalente a dois no Brasil.
Caminhão cegonha na China tem 32 m de comprimento
Entretanto, o grande desafio é com relação à segurança. Sobretudo por causa das grandes dimensões. Aliás, especialistas de tráfego chegaram a questionar a liberação desse tipo de veículo para trafegar em veias da China.
Conforme informações de sites do setor, esses caminhões-cegonha têm 32 m de comprimento. Bem como 3,2 m de largura e 4,5 m de altura. Para comparação, as maiores cegonhas que circulam no Brasil medem cerca de 23 m de comprimento e 2,6 m de largura. Porém, a altura máxima chega a 4,9 m.
Seja como for, o governo chinês está criando regras para limitar o comprimento das cegonhas a 22 m comprimento e 2,6 m de largura. Portanto, os equipamentos passariam a ser parecidos com os utilizados no Brasil. Ou seja, com capacidade para transportar até 11 veículos por vez.
Transportadoras não querem mudar caminhões
No entanto, a maioria das 30 mil empresas de transporte de veículos da China não quer mudar. Afinal, ao substituir os caminhões gigantes por outros menores, o custo de operação deve mais do que dobrar.
Isso porque na atual configuração dá para transportar veículos lado a lado e em duas filas. Ou seja, tanto no piso inferior quanto no superior. Além disso, é possível levar modelos de diferentes configurações, como hatches e sedãs, SUVs e utilitários leves, como vans e caminhões. Aliás, desses modelos cabem até 24 unidades.
Porém, para levar toda essa carga os caminhões têm configuração diferenciada. Embora sejam carretas de três eixos em tandem convencional, o segundo eixo fica posicionado bem próximo à cabine do cavalo-mecânico. Com isso, é possível distribuir melhor o peso da carga na parte frontal do conjunto.