Notícias

Exército Brasileiro compra caminhões blindados da Navistar Defense

Com capacidade de reboque de 42 t, novos caminhões do Exército Brasileiro têm blindagem que resiste a disparos de armas de calibres 5.56 mm e 7.62 mm

Redação

11 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Exército Brasileiro
Inéditas no país, viaturas MaxxPro Recovery Vehicle desembarcaram no Terminal de Contêineres de Paranaguá
Crédito:Divulgação/TCP

O Exército Brasileiro acaba de receber 20 novos caminhões blindados. Conforme informações das Forças Armadas, são modelos MaxxPro Recovery da Navistar Defense são feitos nos Estados Unidos. Os veículos, voltados a operação de resgate de tropas em campos de combate, têm blindagem que resiste a munição de calibres 5.56 mm e 7.62 mm. Bem como a estilhaços de artilharia, minas e explosivos.

O MaxxPro Recovery é a versão atualizada do M1249, modelo adotado pelas Forças Armadas dos EUA em 2010. Conforme a empresa, o caminhão tem motor MaxxForce 9.3D, turbodiesel, que gera 450 cv de potência a 2.000 rpm e torque de 186,64 mkgf a partir das 1.200 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades e a suspensão é independente.

O caminhão tem Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 42 toneladas. Bem como capacidade de 22,6 t de arraste no cabo de aço, 15,8 t com o uso da “asa delta” traseira e 27,2 t para içar carga no guindaste. Além disso, conta com lança hidráulica.


Publicidade

LEIA MAIS

Sest Senat abre curso gratuito para quem quer dirigir caminhões e ônibus
Venda de caminhão usado tem julho ruim, mas setor espera recuperação
Volkswagen Caminhões lança Constellation 27.260 na versão 8x4

Exército Brasileiro começou a renovar frota em 2018

A compra dos novos caminhões faz parte do Programa Forças Blindadas. A iniciativa integra o Portfólio Estratégico da Força Terrestre. Assim, o objetivo é trazer mais capacidade à frota blindada do Exército Brasileiro. Conforme informações das Forças Armadas, o processo começou em 2018. E inclui diversas etapas, de acordo com os requisitos operativos.


Novo Caminhão do Exército Brasileiro tem tração 6x6 e PBCT de 42 toneladas; Fotos: TCP

Portanto, aspectos como tecnologia, disponibilidade e atendimento foram determinantes para o Exército Brasileiro escolher o modelo. Conforme o Coronel Éder Valério Pellegrini, do Comando da 5ª Região Militar, a fornecedora se destacou pelo pronto-atendimento nos canais para sanar as dúvidas.

Segundo o gerente de operações logísticas do Terminal de Paranaguá (PR), onde os caminhões foram desembarcados, o porto tem estrutura adequada para receber esse tipo de container. De acordo com ele, o terminal movimenta, em média, 600 máquinas por mês.


Deixe sua opinião