A DAF aprimorou a oferta nos modelos XF105 e CF85 com introdução novos itens opcionais e de série na linha 2019. Como dispositivo de segurança, os pesados passam a trazer acendimento automático dos faróis ao dar partida no motor. O recurso ainda evita multa devido à obrigatoriedade de circulação com faróis acesos nas rodovias.
A fabricante ainda passa a oferecer como opcional a tomada de força de fábrica para ambos os caminhões. Outra novidade, também sob demanda, é a quinta roda desenvolvida com placa polimérica. A tecnologia elimina a necessidade do uso graxa sobre o dispositivo e o disco de fricção. Para o transportador significa redução nos custos de manutenção e no tempo de parada na oficina.
Especialmente para as versões 4x2, a fabricante de Ponta Grossa (PR) também começa a dispor de uma quinta roda mais baixa, com 150 milímetros. A configuração permite ao transportador melhor aproveitar o volume de carga da carreta.
Publicidade
Segundo Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões, as atualizações introduzidas são provenientes de demandas identificadas pela empresa no mercado transportador, “elevando o conforte sem perder qualidade e robustez. Também consideramos de extrema importância o baixo custo operacional dos caminhões”.
Os DAF XF105 e CF85 são, por quanto, os únicos produtos da empresa pertencente ao Grupo Paccar produzidos e oferecidos no País. Ambos da categoria de pesados, a DAF destina os modelos para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias. No caso do CF ainda, a fabricante desenvolveu versão fora de estrada, como canavieiro ou madeireiro, especialmente para atender ao setor do agronegócio brasileiro.
Para o XF105, a companhia entrega em três versões de versões de cabine, uma delas, a Super Space, com altura interna de 2,10 metros. Pode sair de fábrica como 6x2 ou 6x4 equipados como motores de 410, 460 ou 510 cv e torques de 204, 234,5 e 254,9 kgfm, respectivamente. Associada ao motor, o transportador pode escolher entre caixa automatizada da ZF com 12 ou 16 marchas. Como recurso fundamental de segurança, o freio motor tem poder de frenagem de 430 cv a 2.100 rpm.
Já CF85 sai de fábrica nas configurações 4x2 ou 6x2, com cabines leito de teto baixo ou alto (Sleeper Cab ou Space Cab). O motor é o mesmo do irmão maior, porém, oferecido somente com potências de 360 ou 410 cv acoplados à transmissão automatizada de 12 velocidades.