Notícias

Scania lança caminhão a gás com 900 km de autonomia

Além de mais autonomia, oa caminhões a gás da Scania vão ganhar motores mais potentes, de 460 cavalos. A fabricante vende modelos com essa tecnologia no Brasil desde 2019

Redação

13 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Scania
A Scania está mais otimista com relação ao desempenho de vendas de caminhões a gás no Brasil
Crédito:Divulgação/Scania

A Scania acaba de presentar o X-gas, caminhão a gás com autonomia de até 900 km. Até então, as versões oferecidas no Brasil tinham autonomia de cerca de 500 km. Além disso, a marca sueca informa que vai lançar em 2024 uma opção com motor de 460 cv para a sua linha de caminhões a gás.

LEIA MAIS

Caminhões Volvo e VWCO dominam o ranking de vendas no Brasil
Exame toxicológico para motoristas é constitucional, diz STF
Desconto para caminhões e ônibus não decola e tem ação de golpista


Publicidade

Desde 2019, a Scania fabrica caminhões a gás no Brasil com motores de 410 cv. Conforme a marca, até agora foram vendidas 750 unidades. Conforme a Scania, há otimismo para um aumento da procura por caminhões a gás no Brasil. Sobretudo porque a fabricante conseguiu diminuir o preço do veículo que custa até 20% a mais do que um caminhão a diesel. Antes, a diferença chegava a 30%.

Divulgação/Scania

Seja como for, o objetivo da Scania é ganhar destaque na transição para um sistema de transporte de cargas menos poluente. Conforme, a fabricante os veículos elétricos são o futuro. Contudo, os caminhões e ônibus a gás é uma excelente solução intermediária. Bem como ocorre na Europa.


No Brasil, a Scania foi a primeira na introdução em caminhões movidos a gás natural veicular (GNV), liquefeito (GNL) e  biometano.

Caminhão Scania suporta 406 m³ de gás

Segundo a Scania, o  X-gas é um modelo G 410 8x2, com chassi rígido. Seu motor oferece 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 204 mkgf. Assim, conforme afirma a empresa, é o propulsor mais potente nesta categoria 8x2.

A distância entre-eixos é de 6.950mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás. São oito de cada lado. Assim, são oito cilindros com capacidade de 118 litros e outros oito de 95l.


O volume total suporta 406 metros cúbicos de gás. Conforme a Scania, isso possibilita que o propulsor leve o produto por cerca de 900 km. A composição poderá carregar até 30 pallets com implementos do tipo Romeu e Julieta. Ou seja, caminhão trucado (6x2) mais um reboque. Esse tipo de carroceria tem capacidade de até 56 toneladas. O caminhão também pode receber configuração 8x2 com 29 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).  

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião