Enquanto o mercado interno amargou queda de 12% na venda de caminhões no primeiro semestre, a DAF apresentou alta de 18,1% em novos negócios. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a marca holandesa, que faz parte do Grupo Paccar, emplacou 3.580 caminhões novos nos seis meses de 2023. E, no mesmo período de 2022, somou 3.030 vendas.
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Assim, a DAF informa que esse foi seu melhor resultado para o semestre desde que iniciou as vendas no Brasil. Desde 2013, a empresa fabricou 30 mil caminhões para o mercado interno.
A fabricante atribui o bom resultado de vendas à competitividade dos seus caminhões premium. Aliás, isso também proporcionou à marca a posição das que mais emplacaram caminhões com motor Euro 6 no Brasil até o momento.
Vale lembrar que as fabricantes vêm enfrentando queda na demanda por caminhões novos desde o início deste ano. Com a atualização da tecnologia dos motores, que ficaram menos poluentes, os preços dos modelos novos subiram cerca de 30%. Outros motivos para a redução dos pedidos são a dificuldade de obtenção de crédito e as altas taxas de juros praticadas pelos bancos.
Antecipação de tecnologia
Segundo informações da DAF, o destaque na venda de caminhões com motor Euro 6 foi devido a antecipação na adaptação dos modelos Euro 5 desde 2020. Assim, os modelos da linha XF já estavam prontos pare receberem as mudanças. E algumas unidades já circulavam em testes com os novos sistemas há cerca de dois anos.
Seja como for, a empresa iniciou 2023 oferecendo apenas caminhões com motores Euro 6. “Foi por isso que, enquanto o mercado teve queda no primeiro semestre, a DAF ampliou sua participação. Sobretudo nos segmentos acima de 15 a até 40 toneladas”, afirma o diretor comercial da DAF Brasil, Luiz Gambim.