A Accelera, unidade de negócios que visa as emissões zero da Cummins, entregou 60 caminhões basculantes para a cidade de Xangai, na China. Conforme a empresa, todos são a célula a hidrogênio. Além disso, outras 100 unidades vão ser entregues até o fim deste ano.
LEIA MAIS
Scania R 450 6x2 Plus é mais barato que o Super; veja como ele anda
DAF já vendeu 3 mil caminhões com motor Euro 6 no Brasil
Pacote de desconto para caminhões 0-km fracassa e Renovar volta ao foco
Desenvolvidos em conjunto com a Dechuang Future, divisão de energia da Shaanxi Automobile Group, os caminhões a célula a hidrogênio têm 31 toneladas de capacidade de carga. Além disso, têm um novo conjunto de e-powertrain. Ou seja, composto pelo motor elétrico e a célula de combustível da Accelera, cuja capacidade é de 120kW. Por sua vez, as baterias de fosfato de ferro e lítio têm 127kWh.
Publicidade
Conforme o gerente geral de células a combustível e tecnologias de hidrogênio na Accelera, Alison Trueblood, o projeto começou a dois anos. “A Accelera e a Dechuang Future uniram forças para desenvolver uma estratégia de gerenciamento de energia veicular." Segundo ele, os sistemas foram feitos para aturar em ambientes com poeira e detritos.
Caminhão a célula a combustível tem 160 cv
De acordo com a Accelera, o motor elétrico gera potência nominal de 120kW. Ou seja, cerca de 160,9 cv. Os novos caminhões vão atuar em operações como coleta de lixo da cidade. Vale ressaltar que o período de testes de durabilidade foi de 2.500 horas. Em outras palavras, equivalem a 2,7 milhões km rodados.