Na Europa e no Brasil, não são mais fabricados caminhões bicudos, ou seja, com cabine avançada. Assim, com a cabine menor é possível puxar implementos maiores e, portanto, mais carga. Porém, para atender os fãs desse tipo de modelo, há empresas na Europa que transformam modelos cara-chata em bicudos. Os caminhões da Scania estão entre os mais buscados.
Na Noruega, por exemplo, as transformadoras Tuft Customservice e Holtan Bil se juntaram para construir um Scania V8 com cabine para lá de avançada. Segundo as empresas, o projeto começou a ser desenvolvido em 2022. Nesse sentido, o caminhão traz elementos de modelos antigos, das Séries 2 e 3. Ou seja, as mais populares da marca sueca.
LEIA MAIS
Contran libera transformar rodotrem de 9 eixos em super rodotrem de 11 eixos
Scania vai testar ônibus elétrico a baterias em São Paulo
Massa bruta: veja os caminhões populares mais parrudos do mundo
Publicidade
Assim, as empresas divulgaram imagens do processo de transformação do caminhão. Com isso, buscam atrair novos interessados. Pelas fotos, dá para ver que se trata de uma adaptação. Entre os destaques, os emblemas R 580 e V8, alusivos ao caminhão da Scania, estão fixados na parte inferior da grade, nas extremidades.
Scania antigo de volta ao presente
Ou seja, o modelo que está sendo transformado é o Scania da gama NGT, que chegou ao Brasil em 2018. Portanto, um ano depois da estreia na Europa. Vale lembrar que o que muda é apenas o visual. Ou seja, todas as novas tecnologias, como os auxílios eletrônicos à condução e o motor Euro 6, foram mantidos.
As principais mudanças se concentram na dianteira. Para isso, foi preciso utilizar várias peças novas. Afinal, o posto de condução foi deslocado para trás em cerca de um metro. Conforme as duas empresas, todos os componentes de metal são construídos por elas.
Embora o capô seja mais estreito na frente, os para-lamas são semelhantes aos dos caminhões Scania da Série 3. Porém, o conjunto óptico, a grade e o para-choque são da gama NGT. Seja como for, o para-choque é tripartido. Do mesmo modo, os degraus foram mantidos. Dessa forma, os itens obrigatórios, como a proteção inferior, permanecem em sua condição original. Isso ocorre principalmente por uma razão técnica.
Já o diferencial fica por conta das duas saídas de escapamento superiores, localizadas atrás da cabine. As peças dão um ar esportivo ao caminhão.
Scania R 580 V8 como inspiração
A Tuft CustomService confirmou que está construindo três unidades do caminhão bicudo. Todas baseadas no Scania R 580 6×4 V8. Mas a empresa aceita encomendas da versão de 660 cv também com motor V8. Esta, a mais popular no velho continente.
Segundo as empresas, a primeira unidade já está vendida. E as demais estão disponíveis. Seja como for, o Scania V8 bicudo ainda vai receber pintura. Mas nada se sabe sobre isso. Por fim, os customizadores confirmam que a apresentação oficial do Scania V8 bicudo ocorrerá no dia 17 de junho, quando acontece o Truckshow Ciney, na Bélgica.