A divisão de caminhões do Grupo Daimler aproveitou a CES, Consumer Electronics Show, feira de tecnologia de Las Vegas, Estados Unidos, para anunciar investimento de € 500 milhões, em torno de R$ 2,1 bilhões, para impulsionar o desenvolvimento de caminhões autônomos nível 4. O objetivo da empresa é de colocar esse tipo de veículo na estrada em um período de dez anos.
De acordo com a companhia, um caminhão automatizado de nível 4 é caracterizado por um conjunto de tecnologias que praticamente está preparada para não esperar mais intervenções do motorista. Seu uso, no entanto, ainda deverá se limitar a ambientes confinados ou rotas pré-determinadas e fixas, por exemplo, entre a fábrica e um centro distribuição ou mesmo em cais de portos.
O anúncio ocorre simultaneamente à apresentação mundial do novo Freghtliner Cascadia. O modelo, auxiliado por um conjunto de câmeras e radares, entregará recursos de direção parcialmente automatizados (nível 2), com assistentes eletrônicos capazes de frear, acelerar e dirigir independentemente da ação do condutor em qualquer faixa de velocidade.
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O inédito Freightliner será o primeiro com esse nível de automação a ser oferecido nos Estados Unidos. Segundo a Daimler, a produção em série começa em junho.
“Com o novo Cascadia pretendemos reduzir significativamente os acidentes e o consumo com os avanços na automação, ajudando os caminhoneiros a fazer o trabalho com mais segurança e menos combustível”, disse em nota Roger Nielsen, presidente e diretor executivo da Daimler Trucks North America. “Estamos enfrentando mais caminhões na estrada com maiores demandas de transporte, pressões regulatórias e constantes preocupações globais em relação ao esgotamento dos recursos energéticos. Agora, mais do que nunca, é imperativo que continuemos a inovar e impulsionar nossas soluções de engenharia, buscando, acima de tudo, segurança e ajudando nossos clientes a administrar seus negócios com eficiência.”
Com o investimento anunciado, a Daimler Trucks também abre duzentos novos postos de emprego a engenheiros mecatrônicos ou especialistas em robótica para trabalhar principalmente em um novo centro de pesquisa e desenvolvimento dedicado a veículos automatizados, localizado em Portland, Oregon, EUA.