A Hermann Paule, empresa alemã especializada no transporte de cargas indivisíveis, foi responsável por serviço no mínimo curioso, mas pesado, afinal, não é todo dia que se vê um Airbus A320 na estrada. Para a tarefa, foi escalado um Mercedes-Benz Actros 4163 SLT, cavalo-mecânico de quatro eixos, com capacidade de tração para 250 toneladas e impulsionado por um motor de 630 cv e torque de 306 kgfm.
Depois de danificada devido a um pouso forçado, a aeronave foi desativada e, então, adquirida pela Bundeswehr, as Forças Armadas do país, para fins de treinamento. Em uma primeira etapa, o avião atravessou o mar Báltico de Tallin, na Estônia, até o terminal portuário de Lübeck, na Alemanha. De lá, a viagem seguiu por mais 948 quilômetros até Calw, onde está localizado quartel da KSK, Comando de Forças Especiais da Bundeswehr.
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Ao todo foram 11 dias de operação, dos quais três noites para atravessar as regiões de Hamburgo, Magdeburgo, Nuremberg e Stuttgart antes seguir para a parte Norte da Floresta Negra. Na plataforma de carga do Actros, o maior desafio da Hermann Paule: o corpo do Airbus com 54 metros de comprimento, 4,80 m de largura, 4,45 m de altura e 90 toneladas de aço.
Ao longo da rota, por duas ocasiões o comboio de transporte se viu obrigado a sair da rodovia para evitar pontes baixas, além de em determinado ponto o motorista ter de conduzir a longa composição em marcha à ré, com objetivo de retornar à rodovia na direção oposta. Também em alguns momentos, um segundo Actros 4163 precisou se juntar à tarefa para ajudar no deslocamento.
Para KSK, restou comemorar a boa notícia de agora poder contar com uma aeronave descartada para simular operações nas quais passageiros de companhias áreas correm riscos de morte. Melhor ainda sabendo que o Airbus A320 foi um dos mais vendidos, portanto, muito comum na aviação civil.