Coletivo de Respeito é a primeira ação da Mercedes-Benz voltada ao combate do assédio às mulheres em ônibus. A ação faz parte do programa A Voz Delas, que visa fortalecer a participação feminina no setor. Conforme a marca, os ônibus das empresas parceiras agora trazem um QR Code que permite obter informações sobre como agir nesses casos.
Segundo levantamento feito pela fabricante, 97% das mulheres que utilizam o transporte público no Brasil já sofreram algum tipo de assédio. E nenhuma delas denunciou os casos. Além disso, uma mulher sofre algum tipo de violência a cada sete segundos no País.
“Com base nesses dados aterrorizantes, percebemos que, como somos fabricantes de chassis de ônibus, também precisamos agir. Com isso, nosso objetivo é ajudar a criar um ecossistema de transporte responsável”, diz a CFO da Mercedes-Benz América Latina, Kathrin Pfeffer.
Publicidade
Leia mais
Mercedes-Benz eActros 300 elétrico passa por testes em condições severas
IR 2023 de caminhoneiro tem regra própria: veja como declarar
Caminhão da Copa Truck de Adalberto Jardim tem peças usadas
Conforme a marca, é possível acessar um canal de denúncias e acolhimento para as vítimas. O Projeto Justiceiras coordena a iniciativa. A ONG oferece, de graça, orientação jurídica, psicológica e médica às mulheres vítimas de violência. Para isso, basta preenche um formulário.
Mercedes-Benz busca reduzir a violência
Nesse sentido, o Projeto Justiceiras conta com 15 mil voluntárias. Assim, há advogadas, médicas, psicólogas, donas de casa, etc. Enfim, todas oferecem suporte às mulheres que fizeram denúncias online.
Segundo a ONG, o projeto existe há três anos. Além disso, está presente em mais de 20 países e já atendeu quase 14 mil mulheres vítimas de todo o tipo de violência. Todas as denúncias são tratadas por mulheres. Com isso, a ideia é fazer com que as vítimas se sintam mais seguras.
No mesmo sentido, a Mercedes-Benz criou uma equipe interna de voluntários. Esse time é formado por 22 líderes de todas as diretorias da empresa. Assim, eles respondem diretamente pelas ações organizadas pelo projeto Coletivo de Respeito.
Conforme levantamento feito internamente, 51% das colaboradoras da Mercedes-Benz já sofreram assédio no transporte público. Por isso, os executivos da marca informam que a empresa está aberta a receber mais parceiros. Inclusive outras fabricantes de ônibus e caminhões.
Além de ônibus, a campanha será estendida a trens e metrô de cidades como São Paulo e Belo Horizonte. Assim como no sistema BRT do Rio de Janeiro. Conforme a Mercedes-Benz, a meta é levar a campanha a mais Estados do País em breve.
Ônibus da Voz Delas
Conforme o diretor de marketing e vendas de ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, em breve a marca vai apresentar um modelo desenvolvido a partir de sugestões de mulheres que atuam no setor de transporte. Atualmente, apenas 10% dos motoristas de ônibus do Brasil são mulheres. Com a novidade, a empresa quer contribuir para aumentar essa participação. Porém, Barbosa não revelou detalhes sobre o novo ônibus.
O Estradão está no Instagram. Confira!