A BMC foi fundada em 1964 para fazer modelos de caminhão e veículos militares na Turquia. Porém, a marca quer ampliar sua participação de mercado. Inicialmente, o foco é a Europa. Para isso, participou, pela primeira vez, do Salão de Hannover, em 2018. A feira alemã é a mais importante do setor de transportes no mundo. No ano passado, a BMC voltou ao evento tendo como maior aposta o Turga.
O novo caminhão já começa a ganhar espaço na Holanda, a casa da DAF. O modelo é destinado às operações pesadas rodoviárias. Embora tenha sido desenvolvido na Turquia, o Turga traz soluções para atender vários tipos de segmentos na Europa.
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Tugra tem padrão europeu
Nesse sentido, o Tugra tem cabine do tipo cara chata e chassi leve. Segundo a marca, transmissão e eixos são fornecidos pelas principais fabricantes globais. Ou seja, tudo foi pensado para conquistar novos mercados. Da mesma forma, o visual lembra o de modelos de montadoras consagradas.
Porém, a marca informa que a cabine é compacta na comparação com a dos concorrentes. Da mesma forma, o painel é envolvente. Nas versões mais caras, há volante multifuncional. Bem como instrumentos 100% digitais. Conforme a imprensa europeia especializada, o BMC Turga não deve nada aos modelos premium disponíveis naquele mercado.
Segundo a BMC, seu caminhão tem suspensão pneumática e air bags, além de freios com ABS e EBS. Assim como controles de tração (ASR) e estabilidade (ESP) e alerta de saída involuntária de faixa. Há ainda auxílio de saída em rampa e controle automático de velocidade.
No quesito conforto, há climatização automática, retrovisores elétricos e aquecidos e banco do motorista com suspensão pneumática. Bem como beliche duplo, sistema multimídia com tela de 7polegadas e geladeira de 55 litros. Rodas de alumínio e escotilha solar elétrica são tens de série.
O motor e a caixa
Além disso, o caminhão da BMC tem opção de chassi modular. Ou seja, pode receber implementos maiores. Para isso, há configurações de tração 4x2, 6x2, 6x4, 8x2 e 8x4. Da mesma forma, o motor é o Cursor 13, fornecido pela FPT. Portanto, é o mesmo utilizado no Iveco S-Way.
Conforme a marca, o seis-cilindros em linha de 11 litros gera 460 cv de potência e 220 mkgf de torque a partir de 1.050 rpm. Por sua vez, a transmissão é automatizada ZF de 12 marchas. Ainda de acordo com a BMW, o modelo tem preço bastante competitivo.
E, para atrair novos clientes, a fabricante oferece garantia estendida de até seis anos. Porém, o limite de quilometragem varia de acordo com o tipo de aplicação.
Mais sobre a BMC
Atualmente, a BMC tem uma fábrica de 250 mil m² em Pinarbasi, na Turquia. Segundo a empresa, a operação conta com mais de 2.300 funcionários. A capacidade de produção é de 22 mil veículos por ano Na planta, também são feitos ônibus. Bem como caminhões pesados de média e longa distâncias e veículos blindados para a área de defesa.
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