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Caminhão da turca BMC, Turga quer disputar vendas com gigantes globais

Ainda pouco conhecida, marca fundada há quase 60 anos aposta no caminhão pesado para conquistar o mercado europeu, de olho na expansão global

Andrea Ramos

13 de abr, 2023 · 6 minutos de leitura.

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A BMC, fabricante de caminhões turca, quer jogar na liga das principais
A BMC, fabricante de caminhões turca, quer jogar na liga das principais
Crédito:Andrea Ramos/Estadão
A BMC, fabricante de caminhões turca, quer jogar na liga das principais

A BMC foi fundada em 1964 para fazer modelos de caminhão e veículos militares na Turquia. Porém, a marca quer ampliar sua participação de mercado. Inicialmente, o foco é a Europa. Para isso, participou, pela primeira vez, do Salão de Hannover, em 2018. A feira alemã é a mais importante do setor de transportes no mundo. No ano passado, a BMC voltou ao evento tendo como maior aposta o Turga.

O novo caminhão já começa a ganhar espaço na Holanda, a casa da DAF. O modelo é destinado às operações pesadas rodoviárias. Embora tenha sido desenvolvido na Turquia, o Turga traz soluções para atender vários tipos de segmentos na Europa.

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Caminhão
Destaque da BMC Turga é um caminhão focado em operações pesadas; Fotos: BMC

Tugra tem padrão europeu

Nesse sentido, o Tugra tem cabine do tipo cara chata e chassi leve. Segundo a marca, transmissão e eixos são fornecidos pelas principais fabricantes globais. Ou seja, tudo foi pensado para conquistar novos mercados. Da mesma forma, o visual lembra o de modelos de montadoras consagradas.

Porém, a marca informa que a cabine é compacta na comparação com a dos concorrentes. Da mesma forma, o painel é envolvente. Nas versões mais caras, há volante multifuncional. Bem como instrumentos 100% digitais. Conforme a imprensa europeia especializada, o BMC Turga não deve nada aos modelos premium disponíveis naquele mercado.


Segundo a BMC, seu caminhão tem suspensão pneumática e air bags, além de freios com ABS e EBS. Assim como controles de tração (ASR) e estabilidade (ESP) e alerta de saída involuntária de faixa. Há ainda auxílio de saída em rampa e controle automático de velocidade.

No quesito conforto, há climatização automática, retrovisores elétricos e aquecidos e banco do motorista com suspensão pneumática. Bem como beliche duplo, sistema multimídia com tela de 7polegadas e geladeira de 55 litros. Rodas de alumínio e escotilha solar elétrica são tens de série.

Caminhão
A cabine da gama Tugra foi renovada para atender o mercado da Europa

O motor e a caixa

Além disso, o caminhão da BMC tem opção de chassi modular. Ou seja, pode receber implementos maiores. Para isso, há configurações de tração 4x2, 6x2, 6x4, 8x2 e 8x4. Da mesma forma, o motor é o Cursor 13, fornecido pela FPT. Portanto, é o mesmo utilizado no Iveco S-Way.

Conforme a marca, o seis-cilindros em linha de 11 litros gera 460 cv de potência e 220 mkgf de torque a partir de 1.050 rpm. Por sua vez, a transmissão é automatizada ZF de 12 marchas. Ainda de acordo com a BMW, o modelo tem preço bastante competitivo. 

E, para atrair novos clientes, a fabricante oferece garantia estendida de até seis anos. Porém, o limite de quilometragem varia de acordo com o tipo de aplicação.


Mais sobre a BMC

Atualmente, a BMC tem uma fábrica de 250 mil m² em Pinarbasi, na Turquia. Segundo a empresa, a operação conta com mais de 2.300 funcionários. A capacidade de produção é de 22 mil veículos por ano Na planta, também são feitos ônibus. Bem como caminhões pesados ​​de média e longa distâncias e veículos blindados para a área de defesa.

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