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Maior caminhão blindado da Prosegur é à prova de balas e requer cuidado

O maior caminhão blindado da Prosegur roda todo o País atrelado a um bitrenzão com 175 metros cúbicos de capacidade de carga, e requer cuidados especiais

Andrea Ramos

14 de mar, 2023 · 8 minutos de leitura.

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Axor blindado caminhão
Como trabalha o maior caminhão blindado da América Latina
Crédito:Prosegur/Divulgação

A Prosegur, empresa de transporte de valores, e a Mercedes-Benz, desenvolveram uma versão especial do Axor. O modelo estreou em 2017 e, até hoje, leva a fama de ser o maior caminhão blindando em atividade na América Latina. Por isso, a configuração 8x4 do Axor 2644 blindado atende às operações da companhia no transporte rodoviário.

O caminhão blindado foi feito por causa da demanda crescente do transporte de cargas de alto valor agregado em grandes volumes. Devido aos constantes casos de roubos, o transporte de cargas de alto valor registrou um prejuízo expressivo de R$ 6,1 bilhões entre 2011 e 2016. Por isso, o Axor 2644 é à prova de balas.

Originalmente, o modelo era um caminhão traçado. Porém, recebeu um quarto eixo direcional para suportar o peso da blindagem. Dessa forma, o habitáculo conta com blindagem nível 3, conforme a legislação para o transporte de valores. Além de quatro assentos, incluindo o do condutor.


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Ademais, o caminhão tem alterações no chassi. Como a redução da distância entre-eixos de 4.500 mm para 3.150 mm. Assim como o encurtamento do chassi e o reposicionamento de tanques de combustível e chicotes elétricos. Tudo feito no Centro de Customização para Clientes (CTT) da Mercedes-Benz.

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Axor blindado é polivalente

Por essa razão, a Prosegur adotou o modelo. De acordo com a empresa, a robustez e a resistência são cruciais para a operação. Mas, vale lembrar que o caminhão Axor saiu de linha em 2022, em razão dos novos limites de emissões de poluentes.

Seja como for, a polivalência está na mecânica. O motor OM 457 de 12 litros e seis cilindros em linha desenvolve potência de 439 cv e um torque parrudo de 224 mkgf. O propulsor puxa o bitrem com 48 pallets que representam 50 toneladas de carga útil.

Vale ressaltar que apenas a cabine do caminhão é blindada. Entretanto, a composição conta com dispositivos próprios de segurança. Todos os veículos são equipados com fechaduras randômicas e sistema de videomonitoramento. Assim como sensores aferidos em tempo real pela Central de Monitoramento de Cargas Valiosas.


Dessa forma, o caminhão Axor blindado é preparado para rodar mais de 51 mil km por mês. E carrega 675 t em média no período. Por isso, trafega por todo o Brasil.

Como funciona o Axor 2644, maior caminhão blindado em circulação na América Latina feito pela Prosegur em parceria com a Mercedes-Benz
O maior caminhão blindado da Prosegur roda com 50 t de carga útil no bitrem (Divulgação)

Caminhão blindado tem manutenção dobrada

Assim, de acordo com a Prosegur, a manutenção do bruto é diferente em relação ao caminhão convencional. Ela é praticamente dobrada. E em alguns casos, há revisões que ocorrem na metade do tempo quando se compara a um caminhão comum. A blindagem eleva o desgaste do veículo por causa do sobrepeso. Nesse sentido, a empresa não revela a tara da versão blindada. Contudo, afirma que as peças se desgastam prematuramente.


Além disso, a reposição dos vidros blindados é frequente. E ocorre por causa da delaminação. As várias camadas de vidro acabam prejudicando a visibilidade do condutor. Como consequência, requer reparos constantes. Do mesmo modo, os pneus sofrem maior desgaste. A depender do trajeto, ou seja, se tiver bom pavimento, os pneus podem durar até 80 mil km.

Seja como for, segundo a Prosegur, os pneus são mesmos usados nos caminhões convencionais. Ou seja, radiais, sem câmara. Ademais, a calibração de 110 a 120 libras é aferida antes de o caminhão seguir viagem. Tudo em razão do alto peso que suportam constantemente.

Ademais, outro ponto de atenção é com relação ao freio. Devido ao peso do caminhão, a frenagem ocorre de maneira ainda mais progressiva. Por essa razão, o sistema é averiguado com constância.


Nesse sentido, vale lembrar que o caminhão conta com o freio-motor Top Brake. Com capacidade de frenagem de 1.095 cv de potência quando conjugado ao retarder. O que serve de auxílio ao condutor na hora da frenagem. Do mesmo modo, direção e suspensão também precisam ser revisadas com mais constância.

O mesmo cuidado que a Prosegur tem com o Axor 2644, espécime único da frota, tem que ter com os demais caminhões. Todos também blindados.

Frota com mais de 1.000 veículos

Nesse sentido, a frota conta com cavalos mecânicos trucados para puxar carretas de até 18 m, bem como porta-contêiner e câmara fria, todos blindados. Por causa da manutenção mais a Prosegur tem 1.760 veículos blindados com atuação em todos os estados do País. Juntos rodam em 4.456 municípios brasileiros.


Seja como for, por causa da manutenção mais criteriosa, a frota tem uma durabilidade maior. Por essa razão, a idade média dos veículos é de 10 anos.

Anualmente o maior Axor da Prosegur passa por vistorias junto à Polícia Federal. Em razão de toda a segurança referente à blindagem do caminhão. Procedimento padrão à veículos blindados.

Estradão está no Instagram, confira!


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