A Caoa apresentou nesta semana algumas novidades que o grupo lançará para a linha de carros importados da Hyundai. Conforme contamos no Jornal do Carro, a principal delas é o crossover Kona, que acaba de entrar em pré-venda em versões híbrida e 100% elétrica. Mas, além de representar a sul-coreana no Brasil, a Caoa também produz veículos da marca no País. E um deles é o pequeno caminhão Hyundai HR, que retorna na inédita versão 4WD.
Por ora, a montadora não deu muitos detalhes, mas confirmou que o novo Hyundai HR 4WD chega às concessionárias já nas próximas semanas. O preço também será anunciado em breve, mas deve ficar em torno de R$ 170 mil, segundo fonte da Caoa. Assim, o que temos são as imagens da versão, que pudemos conferir ao vivo em uma revenda no bairro de Moema, na zona Sul de São Paulo. A configuração chassi-cabine e o visual parecem exatamente iguais, mas há algumas pequenas modernizações.
LEIA MAIS
Scania movido a GNV com 900 km de autonomia já roda na região
Iveco S-Way tem toda a produção de 2023 esgotada no Brasil
Caminhão 0-km guardado há 36 anos está em perfeito estado
Publicidade
Por exemplo, o Hyundai HR 4WD tem iluminação diurna de LEDs por fora. Além disso, na cabine, traz agora uma pequena tela de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos, além de um seletor para os modos de tração (traseira 2WD ou integral 4WD).
Hyundai HR tem mecânica atualizada para o Proconve L7
O marketing da Caoa vai exaltar o sistema de tração 4WD, que torna o Hyundai HR mais robusto e pronto a encarar, por exemplo, vias com pavimento ruim ou mesmo sem asfalto. Entretanto, o propósito do caminhão continua o mesmo, com foco nos grandes centros urbanos, onde pode circular sem restrições enquanto modelos maiores ficam proibidos de entrar.
Mas tudo isso vem com ajustes para cumprir os novos limites de emissões do Proconve L7. Só por isso a Caoa pode enfim voltar a produzir o Hyundai HR na fábrica de Anápolis, em Goiás. O caminhão utiliza um motor 2.5 litros turbodiesel capaz de entregar um torque máximo de 26 mkgf. No comunicado, a Caoa não informa qual a potência, nem detalha o que foi revisto na mecânica do caminhão. Na linha anterior, o motor 2.5 gerava 130 cv de força.
O câmbio também continua o mesmo manual de seis marchas, com capacidade de carga de 1.789 kg. Uma característica importante é que o Hyundai HR não requer CNH de caminhoneiro. Basta ter habilitação na categoria B para dirigir o caminhão.
Com a versão 4WD, a Caoa espera voltar aos dias de glória com o HR, que foi o primeiro Hyundai a ganhar produção em Anápolis, em 2007. Segundo a montadora brasileira, o modelo está próximo de atingir a marca de 100 mil unidades feitas no País.
O Estradão está no Instagram, confira!