Quem quiser comprar o Iveco S-Way já pode entrar na fila. Isso porque a fabricante de Sete Lagoas (MG) está com toda a produção do modelo prevista para este ano vendida. De acordo com o diretor de marketing do produto da montadora, Bernardo Brandão, a espera pelo S-Way representa cerca de 30% a mais do volume previsto para o ano. Nesse sentido, o executivo informa que, para tentar atender todos os clientes, a fabricante está ajustando a produção.
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Do mesmo modo, para dar fluxo, a Iveco fará entregas parciais aos clientes que compram grandes volumes. Assim, a empresa espera conseguir suprir os demais clientes que compram menos unidades. "A cada novo pedido, temos de solicitar aumento da produção. Muitas vezes, conseguimos aumentar um pouco e, então, encaixar negócios que supostamente ficariam para 2024. Mas nem sempre isso é possível, porque dependemos de fornecedores", explica.
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Gargalos produtivos
Para dar conta da demanda, a Iveco trabalha atualmente com dois turnos. Por ora, não será necessário aumentar para mais um turno porque ainda existe um gargalo com relação aos componentes. Porém, de acordo com Bernardo Brandão, a situação na cadeia de fornecimento melhorou. Sobretudo a partir do segundo semestre de 2022.
"Eu diria que estamos a caminho da normalidade. Em termos de volumes, ainda há restrições. Por exemplo, às vezes peço mil componentes. Mas o fornecedor tem de distribuir esses componentes para toda a indústria. Assim, nem sempre consegue me atender com a quantidade que eu preciso", explica o diretor de marketing.
Produto
Seja como for, Brandão diz que, mesmo com os gargalos na produção, houve aumento na demanda pelo S-Way justamente por ser novidade no mercado. E que chega atualizada frente ao Hi-Way. Nesse sentido, o executivo destaca a redução de 15% no consumo de diesel em relação ao antecessor. Bem como as tecnologias embarcadas do novo caminhão, como o trem de força com novas potências, torques e relações.
Ademais, Brandão celebra o fato de a Iveco ter conquistado espaço no segmento de caminhões pesados. Por isso, a empresa agora busca soluções de pós-venda, além das melhorias nos produtos. "Chegamos a conquistar 15% de participação nesse segmento e trouxemos um produto atualizado que pode nos levar de volta a essa posição. Além disso, estamos cautelosos. Dessa forma, avaliamos caso a caso para oferecer ao cliente um caminhão adequado", completa Brandão.
Iveco como fabricante
A Iveco trabalha atualmente no reposicionamento da marca. Entre as novidades, passou a fazer consultoria e estudos para atender cada transportador, conforme a operação. Dessa forma, Brandão informa que será cada vez mais raro a Iveco oferecer produtos de prateleira. Sobretudo no segmento de caminhões pesados.
Com o novo posicionamento, a Iveco também estuda entrar em novos segmentos. Como, por exemplo, o de operações no fora de estrada. "Mesmo na Europa, todos os demais produtos oferecidos pela marca, seja em mineração ou uso mais parrudo, são baseados no S-Way. Por isso, agora com a chegada dessa nova plataforma, temos condições de ir para o mercado com produtos mais assertivos", resume o executivo.
Por ora, Brandão diz que a marca está em fase de estudos. E não adiantou em quais segmentos poderá atuar. Mas a Iveco ainda não tem produtos fora-de-estrada pesado. E esse parece ser um caminho natural para a marca.
As vendas do S-Way
Seja como for, em termos de produto, Brandão diz que 60% das vendas do S-Way são na configuração 6x2. Além disso, os 40% restantes são do modelo 6x4. E nas potências de 480 cv e 540 cv. As vendas ainda não contabilizam o S-Way 4x2, que chegará ao País apenas no terceiro trimestre de 2023. A Iveco estuda ainda trazer o motor de 450 cv para atender a configuração toco. Sobre o S-Way a gás, o modelo está em testes, e tem vendas programadas para o segundo semestre.
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