Mercado

Exclusivo: caminhão elétrico da XCMG é flagrado no Brasil

Segundo fonte da XCMG, o caminhão elétrico rodoviário XGA4252 6x4 faz parte de um lote encomendado por cliente no País, mas não revelou o nome do comprador

Aline Feltrin

02 de fev, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

caminhão elétrico
Crédito:Foto: Vitor Matsubara

Um novo caminhão elétrico está chegando ao Brasil. O leitor Vitor Matsubara flagrou o modelo sendo transportado por uma prancha na Via Anchieta, em São Paulo. O Estradão apurou que a novidade é da fabricante chinesa XCMG. Uma fonte da empresa, que oferece veículos da linha amarela e caminhões pesados para o setor de mineração e construção civil, confirmou que o caminhão foi encomendado por um de seus clientes no País.

De acordo com a mesma fonte, o pedido inclui "algumas unidades" do caminhão elétrico. Porém, não revelo o número de veículos, assim como o nome do comprador. Em conversa com o Estradão, essa fonte informou que se trata do caminhão rodoviário XGA4252, com tração 6x4. Além disso, revelou que o peso bruto total (PBT) é de 49 toneladas e que capacidade de carga é de 39 t.


Segundo a XCMG, caminhão elétrico flagrado é o XGA4252; Foto: Vitor Matsubara

Publicidade

Segundo a fonte, a autonomia é de 250 km e tempo para recarga das baterias é de 1 hora e 20 minutos. Porém, não encontramos essa configuração nos sites da empresa ao redor do mundo. Pelas imagens, o modelo flagrado parece ser o XCMG E700. O modelo foi lançado na Nova Zelândia há cerca de um ano. Lá, o trucado tem baterias com capacidade de 280 kWh.

Leia também

Caminhão elétrico pesado

Seja como for, no Brasil a XCMG oferece empilhadeiras, motoniveladoras e retroescavadeiras. Bem como caminhões elétricos pesados para grandes mineradoras. Assim, um contrato assinado com a empresa brasileira em 2022 prevê o fornecimento de caminhões elétricos off-road. Segundo a empresa, esses veículos vão atuar em minas de minério de ferro, níquel e cobre.


São dois caminhões elétricos para operações no fora de estrada com capacidade de 72 t. Esses modelos vão atuar em Minas Gerais e na Indonésia. Além disso, a mineradora pretende testar outro caminhão elétrico, mas com capacidade de 240 toneladas.

Fundada em 1943, a XCMG se apresenta como o maior grupo de empresas na indústria de maquinário de construção da China. Desde 2004, importa máquinas para o mercado brasileiro. Além disso, iniciou a produção na cidade de Pouso Alegre (MG), em 2014. Seja como for, a entrada no segmento de caminhões elétricos menores marca um novo passo na história da empresa no País.

Deixe sua opinião