Os blocos de montar da Lego estimulam a imaginação e podem dar forma a vários objetos. É o caso de um caminhão de brinquedo feito pela Brick Technology A empresa sueca da área de baterias portáteis usou peças da Lego para construir até o motor, de três cilindros e movido a ar comprimido.
Assim, para movimentar cilindros e o virabrequim, há duas garrafas pet com ar comprimido no semirreboque. Ou seja, o ar vai sendo liberado para acionar as partes moveis do motor. A empresa criou um motor de três cilindros em linha e outro de seis cilindros em "V". Confira no vídeo abaixo.
Porém, a escolha recaiu pelo três-cilindros por causa do tamanho reduzido. Uma unidade eletrônica de comando permite controlar a direção à distância. Na prática, o caminhão tem controle remoto acionado pelo celular. Além disso, o cavalo-mecânico tem suspensão independente nos dois eixos.
Publicidade
Aliás, o eixo traseiro é trucado. E, assim, como em caminhões de verdade, este é o eixo de tração. Para isso, há até cardã. Além disso, o modelo tem caixa de transmissão, também feita com peças da Lego. No vídeo, dá para ver que há uma marcha para frente e outra para a ré.
Escolha do três-cilindros tem a ver com o tamanho compacto
Peugeot criou carro movido a ar
Assim, como o cavalo-mecânico, o semirreboque também tem sistema de suspensão. No implemento, há dois eixos, sendo ambos com rodado simples. Sobre a base desse implemento ficam as garrafas de ar-comprimido. Aliás, a ligação com o caminhão é feita por meio de pino rei.
E, embora possa parecer coisa de brinquedo, sistemas de propulsão a ar já estiveram na mira de grandes montadoras. Em 2007, a Peugeot apresentou, no Salão de Paris, o 208 HYbrid Air 2L. O carro-conceito era capaz de se mover graças à combinação de motor a gasolina e um dispositivo hidráulico, acionado por ar comprimido. Segundo a empresa, o hatch podia rodar até 50 km com um litro de combustível.