O Grupo Iveco apresentou ao governo argentino um plano que visa ampliar a produção de caminhões e ônibus movidos a gás no país. Assim, a empresa quer impulsionar as exportações e liderar as vendas de veículos pesados na região. A Iveco atua na Argentina há 53 anos e tem fábrica em Córdoba. Desde 2020, a planta faz veículos movidos a energias alternativas ao diesel. Ou seja, por meio do programa batizado de Natural Power.
Para isso, os presidentes da Iveco América Latina, Marcio Querichelli, e do Grupo Iveco Argentina, Santos Doncel Jones, se encontraram na semana passada com autoridades argentinos. Conforme a marca, eles confirmaram a intenção de continuar promovendo os veículos a gás para ajudar na redução de emissões. De acordo com Querichelli, para isso a empresa vai investir US$ 200 milhões na região.
Ou seja, o montante corresponde a mais de R$ 1 bilhão na conversão direta. Segundo o executivo, a ideia é impulsionar o crescimento da empresa na América Latina. "Bem como de setores produtivos e das economias regionais”, diz Querichelli.
Publicidade
Planos da Iveco
No encontro, a marca mostrou o Tector GNV. O caminhão é feito em Córdoba. Além disso, a marca apresentou novos ônibus. Segundo a Iveco, o plano inclui a produção de novos veículos na Argentina. Além disso, a empresa promete investir em novas tecnologias e componentes.
Vale lembrar a Iveco Argentina iniciou o projeto Natural Power em 2019. No ano seguinte, começou a produzir o Tector GNV no país. Agora, a companhia promete iniciar a fabricação de ônibus na mesma planta em 2023. Embora a marca não revele qual será seu novo caminhão, a expectativa é de que seja o S-Way a gás. Na Europa, há opções do tipo para todos os modelos da Iveco.
Recentemente, o programa Natural Power foi lançado no Brasil. A marca apresentou sua estratégia para veículos a gás e elétricos durante a Fenatran. Segundo a marca, os novos veículos estão em fase de homologação no País. Além disso, em 2023 os caminhões pesados Tector e S-Way passam a ser produzidos em Sete Lagoas MG). E terão versão a gás.