Avaliação

Aceleramos o novo Mercedes Sprinter Truck chassi-cabine com motor Euro 6

Van da Mercedes tem motor 6% mais econômico; em nossa avaliação na cidade, rodamos 183 km com 500 kg de carga e o consumo foi de 8,8 km/l

Andrea Ramos

28 de nov, 2022 · 7 minutos de leitura.

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Rodamos com a Mercedes-Benz Sprinter Truck Euro 6
Rodamos com a Mercedes-Benz Sprinter Truck Euro 6
Crédito:Andrea Ramos/Estadão
Rodamos com a Mercedes-Benz Sprinter Truck Euro 6

A nova linha Sprinter 315, da Mercedes-Benz Vans, traz um motor que cumpre as regras do Proconve L7, equivalente ao Euro 6 para veículos de até 3,5 t de PBT. Trata-se do propulsor OM 654 de quatro cilindros em linha a diesel, que substituí o antecessor OM 651. Segundo a montadora, a redução de consumo chega a 6% em trechos urbanos e até 11% em rodovias na comparação com as versões Euro 5.

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Além disso, o novo motor gera mais potência e torque. São 150 cv e 34,7 mkgf. Mas o câmbio permanece o mesmo manual de seis marchas. O novo motor apresenta a recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias e o pós-tratamento para reduzir emissões.


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Capacidades

Rodamos com a Mercedes-Benz Sprinter Truck Euro 6
O comportamento de automóvel da Sprinter é graças às boas dimensões e dirigibilidade

Neste primeiro contato, andamos na versão Sprinter Truck. Ou seja, chassi cabine com peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas. Nesta configuração CD Street de chassi longo, o veículo tem capacidade de carga útil de 1.567 kg. Entretanto, na avaliação, rodamos com 500 kg de carga. Além disso, a Sprinter Truck estava com carroceria do tipo carga seca de alumínio, uma vantagem para quem opera com carga mais pesada, já que o alumínio é mais leve.

Por outro lado, trata-se de uma carroceria que dificulta a amarração da carga por não ter ganchos. Outra vantagem desse tipo de carroceria é que, se o condutor transportar carga mais baixa, conta com o retrovisor interno, o que reforça a segurança.


A Sprinter Truck é poder ser guiada por motoristas com CNH na categoria B. Nesse sentido, também não há segredo para guiar o veículo da Mercedes-Benz. O comportamento é similar ao de um automóvel. Chama a atenção a suspensão que absorve bem os impactos do asfalto irregular e buracos nas vias, com molas parabólicas na dianteira e na parte traseira.

Outra boa nova é a direção elétrica, que torna o comportamento do veículo mais dinâmico graças à facilidade de esterço. Além de deixar a direção mais confortável por ser mais leve. Isso se traduz em boa manobrabilidade, mesmo com a ausência de câmera e sensores de ré.

Desempenho

Ademais, a performance do motor diesel na cidade é muito boa. O motor OM 654 entrega respostas rápidas e vigorosas em conjunto com a transmissão de engate curto e preciso. O motor também responde bem nas arrancadas. Chama a atenção o torque disponível em baixa velocidade. Nesse sentido, a 40 km/h em 3ª marcha, a rotação não passa de 1.000 rpm, mas tem força suficiente para vencer uma subida, por exemplo.


A bordo, quase não se escuta o ronco do motor a diesel. Do mesmo modo há ausência de vibrações. O que contribui para o conforto acústico. Isso é possível porque, de acordo com a marca, a atual geração de motor teve um trabalho de redução de atrito interno. Por essa razão, o bloco é 100% de alumínio e conta com a combinação de pistões em aço com perfil escalonado. Além do revestimento da parede do cilindro com a tecnologia "nanoslide", que reduz o desgaste das peças.

Com distância entre-eixos de 3.665 mm, o Sprinter Truck tem comprimento total de 5.886 mm. Sua altura é de 2.215 e a largura tem 2.345 mm com os retrovisores.

Ampla lista de equipamentos

No que se refere à segurança, a Sprinter é uma das que mais oferece itens. Nesse sentido, conta com airbags para motorista e acompanhante. Há ainda controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistentes de vento lateral, assim como assistente de partida em rampas e de fadiga.


Há também assistente ativo de frenagem (ABA). Ele funciona a partir de 7 km/h e emite alertas sonoros e visuais no quadro de instrumentos. Em caso de desatenção do condutor, na possível ameaça de colisão, o sistema faz a frenagem autônoma do veículo.

Avaliamos uma versão da Sprinter Truck com o pacote Hi-Tech. Ou seja, com multimídia MBUX que possibilita o espelhamento de aplicativos de smartphones (com Apple CarPlay e Android Auto) e com comandado por voz. Além disso, na versão mais completa, há câmera de ré na tela do MBUX. Mas a versão avaliada não tinha o sistema.

Rodamos com a Mercedes-Benz Sprinter Truck Euro 6
O MBUX é equipado na versão mais topo de linha da Sprintrer

Ademais, o motorista pode comandar tudo, incluindo funções do computador de bordo, pelo volante multifuncional. O ar-condicionado é digital.

Veredicto

A Mercedes-Benz Sprinter Truck tem muitos predicados, é fácil de dirigir, tem bom acerto mecânico e traz itens que deixam a condução mais segura e confortável. Por R$ 228.300, o cliente também leva para a frota um veículo que entrega boa média de consumo.

Ficha Técnica


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