A JAC Motors vai lançar um caminhão semipesado 100% elétrico no Brasil. Segundo dados da marca chinesa, o rígido E-JT 18 tem peso bruto total (PBT) de 18 toneladas e tração 4x2. O novo modelo vai ser apresentado ao público na Fenatran, que começa na segunda-feira, dia 7. De acordo com a JAC Motors do Brasil, o preço deve partir de cerca de R$ 1,1 milhão.
O JAC E-JT 18 é o segundo caminhão semipesado 100% elétrico vendido no Brasil. O primeiro foi o BYD ET 18. Conforme a JAC, são duas opções. A de topo, com quatro baterias e 280 kWh, tem autonomia de até 600 km. Porém, esse número é com o caminhão vazio. Com o modelo carregado, a autonomia baixa para cerca de 350 km. Na versão com duas baterias, a autonomia é de até 300 km com o caminhão vazio.
Leia também: Randon cria novo processo de produção e lança implementos eletrificados
Publicidade
Segundo o presidente da JAC Motors, Sergio Habib, o novo caminhão foca o transporte rodoviário de médias distâncias. Bem como operações urbanas, como o transporte de bebida, coleta de lixo e até betoneira.
JAC pode receber 3º eixo
Para isso, o caminhão semipesado pode receber o terceiro eixo. Portanto, passa a ter tração 6x2 e o PBT sobe para 26 t. Como resultado, trata-se de uma boa opção para empresas que fazem coleta de resíduos. Além disso, na configuração com carroceria curta, de 7,2 metros, pode rodar em centros urbanos.
Segundo Habib, cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, permitem a circulação desse tipo de caminhão. Porém, a liberação só vale para modelos elétricos.“Com metade da carga, por exemplo, o caminhão pode viajar de São Paulo a Curitiba ou de São Paulo ao Rio de Janeiro sem necessidade de recarregar as baterias. Ou seja, dá para rodar cerca de 450 km.”
Além disso, Habib diz que empresas que atuam com carga volumosa são compradores potenciais do JAC E-JT 18. Ou seja, é o caso de móveis, produtos de linha branca e pneus. por exemplo.
JAC E-JT 18 tem 102 mkgf
O JAC E-JT 18 tem 4.500 mm de distância entre os eixos. Na versão rodoviária, o comprimento total é de 8.120 mm. O motor elétrico gera o equivalente a 225 cv de potência e 102 mkgf de torque. E trabalha em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades.
Conforme a marca, em cerca de 1h40 dá para repor 80% da carga das baterias em sistemas de recarga rápida, de 150 kWh. Já no de 30 kWh, são necessárias cerca de 7h30. As vendas do novo caminhão elétrico da JAC começam na Fenatran. Porém, as primeiras entregas devem ocorre em maio de 2023.