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Ônibus brasileiro é o primeiro do mundo com a transmissão ZF Traxon

Em 2023, os ônibus rodoviários da Mercedes-Benz feitos no Brasil passarão a vir com a transmissão Traxon, da ZF. Ou seja, o País será o primeiro do mundo a ter esse sistema em ônibus.

Andrea Ramos

03 de out, 2022 · 5 minutos de leitura.

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ZF Traxon em ônibus
ZF Traxon em ônibus
Crédito:ZF/Divulgação
ZF Traxon em ônibus

Em 2023, os ônibus rodoviários da Mercedes-Benz feitos no Brasil passarão a vir com a transmissão Traxon, da ZF. Ou seja, o País será o primeiro do mundo a ter esse sistema em ônibus. Vale lembrar que a caixa é produzida na fábrica da sistemista em Sorocaba (SP) desde 2020. Porém, até então sua utilização estava restrita a caminhões.

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Inicialmente, para atender a demanda a ZF vai importar o Intarder 3. Ou seja, a terceira geração de seu sistema de frenagem auxiliar. O equipamento também é conhecido como retarder. Porém, no caso de ônibus rodoviários, a Mercedes-Benz optou por instalar o equipamento como item de série.


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Segundo o gerente sênior da linha de produtos Driveline da ZF, Caio Silva, é a primeira vez que empresa traz o Intarder ao País. De acordo com ele, no caso de caminhões não havia demanda. O motivo tem a ver tanto com o aumento do custo quanto da tara do veículo, que reduz a capacidade de carga.

Intarder no fora de estrada

Atualmente, apenas a Scania oferece o retarder em seus caminhões rodoviários no Brasil. A própria empresa produz o sistema, que é mais comum em veículos de maior capacidade. É o caso, por exemplo, de modelos com peso bruto total (PBT) de 74 toneladas utilizados em operações no fora de estrada.

Conforme informações de Silva, há outras fabricantes testando o sistema em caminhões off road no País. São modelos para mineração, bem como em aplicações de transporte de cana e madeira. "Quase todos os fabricantes têm ao menos um protótipo sendo testado com o conjunto da ZF", diz.


De acordo com ele, o dispositivo que está em teste é o Intarder de 4.000 nm, batizado de Power. Nesse caso, a potência de frenagem é de 700 cv. Porém, na Europa 80% das caixas Traxon têm o Intarder 3. Como o dispositivo é considerado de segurança, mesmo caminhões mais leves, com PBT de 45 t, trazem o dispositivo.

ZF Traxon em ônibus
ZF/Divulgação

Intarder para ônibus

Agora, a ZF começa a montar o Intarder no Brasil, com peças feitas na Alemanha. Porém, a empresa informa que, se houver demanda, o dispositivo vai ser totalmente produzido no País. De acordo com a ZF, nos modelos equipados com o sistema a redução do desgaste das pastilhas de freio chega a 90%.


Além disso, contribui para a redução dos custos de manutenção e do consumo de combustível. Nesse sentido, o dispositivo é um importante aliado no momento em que o Brasil se prepara para a entrada em vigor do Proconve P8. O programa de redução das emissões, equivalente ao Euro 6, começa a valer para veículos pesados em janeiro de 2023.

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