A UPS e a Thor Trucks fecharam um acordo de cooperação para desenvolver e testar veículo para distribuição urbana de carga totalmente elétrico concebido pela startup americana. O furgão, de Classe 6, equivalente à classificação brasileira para o segmento de caminhões leves, deverá ser introduzido na frota da empresa ainda este ano para trabalhar nas ruas e arredores de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos.
A Thor é mais das empresas escolhidas pela UPS para testes em sua estratégia de eletrificar sua frota de veículos no mundo. A companhia já tem relacionamentos semelhantes com fabricantes e startups, como ARRIVAL, Daimler, Tesla e Workhorse. Atualmente a empresa emprega em torno de 9.300 veículos de baixa emissão de poluentes com objetivo de estabelecer a melhor tecnologia de acordo com a aplicação e a rota, o que inclui acionamento totalmente elétrico, híbrido elétrico, etanol, gás natural comprimido (GNC), gás natural liquefeito (GNL) e propano.
“A UPS acredita no futuro dos veículos elétricos comerciais. Queremos apoiar a pesquisa necessária para promover avanços das empresas que desenvolvem esses produtos inovadores”, diz em nota Carlton Rose, presidente mundial de manutenção e engenharia de frota da UPS.
Publicidade
O modelo da Thor em avalição terá autonomia por volta 160 km, segundo a empresa suficiente para o transporte de carga na chamada última milha logística, do distribuidor ao varejo. O furgão se apresenta como ferramenta para atender o crescente mercado do e-commerce, caracterizado por cargas fracionadas, mas também, de acordo com a empresa, apto para as entregas de alimentos e bebidas, além de adequações para pequenos negócios.
A UPS testará o veículo comercial da Thor por seis meses, o que incluirá avaliações fora de estrada, capacidade da bateria e suporte técnico. A depender dos resultados, a empresa adianta que poderá fazer comprar adicionais.
“Estamos entusiasmados em trabalhar com uma empresa como a UPS, principalmente como nossa primeira colaboração”, conta Dakota Semler, co-fundador e CEO da Thor Trucks. “Esta também é uma oportunidade valiosa para entender o que será necessário para cumprir nossa missão de levar frotas elétricas para a estrada.”