A ZF aposta em sistemas elétricos que ajudam a reduzir o consumo de veículos a diesel. Os novos dispositivos estão sendo apresentados no IAA Transportation, nome oficial do Salão de Hannover, que vai até este domingo, 25. O Brasil também vai receber parte das soluções apresentadas na Alemanha. Aqui, a estreia será na Fenatran, que ocorrerá entre 7 e 11 de novembro, na capital paulista.
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Entre os destaques, a ZF apresenta o eWorx, uma tomada de força para caminhões. Porém, ela é diferente dos dispositivos convencionais. Ou seja, em que o motor a diesel gera eletricidade. Ou seja, conta com um sistema próprio. Como é compacto, o conjunto pode ficar na lateral do chassi. Assim, fornece energia para o funcionamento do implemento de forma independente.
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Ele não precisa do motor do caminhão. Trata-se de uma solução que pode chegar em breve ao Brasil. Bem como em outros mercados em que a eletrificação veicular ainda não está desenvolvida. Segundo a ZF, outra vantagem é o baixo nível de ruído. Com isso, há menos problemas para utilizar o sistema em áreas residenciais.
CeTrax 2 é versátil
Outra novidade mostrada pela empresa no IAA é a CeTrax 2. Ou seja, a mova transmissão de três velocidades para veículos comerciais elétricos. Ela tem dois motores elétricos de alto desempenho refrigerados a óleo. Bem como dois inversores integrados de carboneto de silício (SiC) de 800 Volts.
De acordo com a ZF, o conjunto é capaz de tracionar caminhões e ônibus elétricos. Além disso, pode ser utilizada em veículos com motor a combustão. Ou seja, em modelos híbridos. Segundo o presidente da empresa na América do Sul, Carlos Delich, o CeTrax 2 vai ajudar a viabilizar a eletrificação veicular.
Além disso, o recurso pode ser instalado em veículos usados, por meio de retroft. "Ou seja, dá para transformar caminhões a diesel em elétricos", diz Delich. Conforme o executivo, isso também cria novas possibilidades de negócios. "É uma oportunidade para empresas que queiram se especializar em retrofit”.
A caminho do Brasil
De acordo com dados da ZF, a CeTrax 2 pesa cerca de 385 kg. Portanto, é mais leve do que um trem de força convencional. Além disso, gera potência contínua de 360 kW, equivalentes a 483 cv, e torque de de 24.700 Nm, ou cerca de 2.400 mkgf. Assim, o conjunto pode ser utilizado por veículos comerciais com peso bruto total (PBT) de 7,5 toneladas até 44 t.
Vale ressaltar que, de acordo com a ZF, o sistema melhora o desempenho do veículo. Além disso, o custo de manutenção é mais baixo. Afinal, não há necessidade de óleo, como nos motores convencionais. Nem de correias, bicos e outros sistemas. A produção em série começa em 2023. De acordo com executivos da ZF, no Brasil a novidade será vendida sob demanda.