A Scania quer ser uma das líderes da transição para o transporte mais limpo na Europa. Para isso, a marca sueca levou uma ampla linha de caminhões elétricos ao IAA Transportation, nome oficial do Salão de Hannover. Considerado como o maior evento do setor de transportes da Europa, a feria vai até o próximo domingo, 25, na Alemanha.
No estande da Scania na feira há desde caminhões para uso urbano a pesados para operações rodoviárias de longa distância. Segundo o presidente e CEO da empresa, Christian Levin, até 2030 os caminhões elétricos devem responde por 53% das vendas totais da companhia.
Vale lembrar que a Scania faz parte do Grupo Traton, dono da Volkswagen Caminhões e Ônibus, da MAN e da International. Assim, participa da parceria com a Daimler e a Volvo para desenvolver sistemas de células a combustível para veículos pesados.
Publicidade
Além disso, a marca lança no IAA novos motores a gás de 420 cv e 460 cv de potência. Assim, é possível que a versão de 420 cv seja lançada no Brasil durante a Fenatran. Portanto, se isso ocorrer as vendas devem começar em 2023.
Uma série de soluções sustentáveis
Seja como for, a Scania levo 14 veículos ao Salão de Hannover, incluindo unidades para test drive do público. No estande há quatro opções de caminhões como motor elétrico alimentado por baterias (BEV).
Entre as novidades, a linha de modelos elétricos tem nomeclatura própria. No caso da linha com motor a combustão, o modelo é identificado por uma letra que indica o tipo de cabine, seguido da potência. Por exemplo, Scania R 450. No caso do elétrico equivalente, o nome é 45 R.
Ou seja, primeiro vem a potência do motor elétrico, em kW, seguido pela letra que identifica a cabine. Portanto, 45 R significa que o motor elétrico tem 450 kW.
A jornalista viajou à Alemanha a convite da Anfavea