A Olivo Implementos Rodoviários está lançando dois novos produtos no Brasil. O primeiro é o semirreboque 1+2 Canguru. Com peso bruto total combinado (PBTC) de 43 toneladas, o equipamento permite ampliar a capacidade de carga de cavalos-mecânicos com tração 4x2. Segundo a empresa, entre as vantagens estão o peso e as dimensões reduzidas.
Leia também: Anfir leva implementos brasileiros ao Salão de Hannover
O outro é o Double Box, destinado a caminhões com 4º eixo. Porém, esse implemento só deve chegar ao mercado nos próximos meses. De acordo com a Olivo, o modelo tem duas caixas. Porém, é feito sobre chassi único, em vez de bitrem ou rodotrem, como é comum.
Publicidade
Portanto, enquanto uma das caixas bascula para trás, a outra se movimenta pela lateral. Além de acelerar o processo de carga e descarga, a novidade possibilita a redução da tara, conforme a fabricante. Isso porque não há quinta-roda nem cambão entre um implemento e o outro.
Aposta de alta nas vendas
Segundo o gerente comercial da Olivo, Clauber Hipolito, o alvo do novo semirreboque 1+2 Canguru são empresas que transportam grãos. Bem como minério e fertilizantes, por exemplo. Assim, a expectativa é de que sejam vendidos, em média, cinco implementos do tipo por mês. Aliás, a primeira unidade foi adquirida pela Transneimano. A empresa com sede em Palhoça (SC), atua no transporte de minério.
De acordo com a Olivo, no novo implemento a capacidade de carga varia de 20 m³ a 45 m³. Além disso, o modelo sai de fábrica com suspensor no primeiro eixo. No segundo eixo, o item é opcional. Da mesma forma, há dois eixos mecânicos em tandem e distanciado auto direcional com manga e suspensão pneumática. O produto leva o nome Canguru por ter um eixo mais distante dos demais implementos.