Mercado

DAF XF é o vice-líder de vendas de caminhões pesados no Brasil

O caminhão pesado da DAF conquistou a posição no segmento mais importante do País após dois anos do lançamento e desbancando o Scania R 450

Aline Feltrin

24 de ago, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Venda de caminhões
Crédito:DAF/Divulgação

O DAF XF conquistou o segundo lugar no ranking de vendas de caminhões pesados no Brasil em 2022. Assim, desbancou o Scania R 450, que ocupou essa posição em 2021. Segundo dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias do País, os emplacamentos do modelo da marca holandesa vêm avançando rapidamente. Os dados referem-se ao acumulado de janeiro a julho.

Lançado no mercado brasileiro no segundo semestre de 2020, o DAF XF foi o terceiro caminhão pesado mais vendido em 2021. Ou seja, somou 5.391 emplacamentos ao longo do ano passado. Assim, ficou atrás do Volvo FH, com 8.935 vendas, e do Scania R450, com 6.722 unidades. Segundo a fabricante, trata-se de seu principal produto voltado ao transporte de longas distâncias no País.

Leia também: Com a Chegada do Euro 6, transportadoras miram contratos mais rentáveis


Publicidade

A "dança das cadeiras" começou em janeiro, o primeiro mês em que o XF ficou na vice-liderança do segmento. Desde então, o DAF vem se consolidando na posição. De acordo com a Fenabrave, de janeiro a julho o DAF XF soma 3.410 emplacamentos, com 10,27% de participação. O líder Volvo FH teve 4.570 emplacamentos no mesmo período. Portanto, detém 13,77% desse mercado.

Fila de espera favorece novos modelos

Seja como for, o cenário pode mudar até o fim deste ano. Afinal, o mercado de caminhões novos está passando por um período bastante conturbado. Sobretudo por causa da falta de insumos e componentes para a produção de caminhões. Assim, as vendas podem estar diretamente relacionadas à capacidade de entrega das montadoras.

Segundo o diretor-geral das operações da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, a marca perdeu mercado por causa da falta de peças. A declaração foi feita no início deste ano. Conforme o executivo, com isso "alguns concorrentes conquistaram mais espaço.” Vale lembrar que o segmento de pesados é o mais concorrido do Brasil. Em outras palavras, representam 48,39% do total de vendas de janeiro a julho de 2022.


DAF
Scania/Divulgação

De qualquer maneira, a diferença entre os emplacamentos do Scania R 450 e o DAF XF em 2022 é de apenas 200 unidades. Por isso, consultores de mercado ouvidos pelo Estradão concordam que é cedo para dizer se a marca holandesa vai conseguir manter o segundo lugar do ranking neste ano.

O DAF XF é a segunda geração do XF105, que foi lançado no mercado brasileiro em 2013, quando a marca chegou ao País. Segundo a fabricante, o modelo atual garante redução de até 14% no consumo de diesel em relação ao antecessor. Além disso, a empresa informa que o caminhão é mais confortável e sua cabine tem maior espaço.


Deixe sua opinião