Lançamentos

Volvo FMX sem motorista a bordo já roda em operação da Andrade Gutierrez

O caminhão Volvo é o único do mercado que pode rodar tripulado ou não tripulado, graças a tecnologia VDS do volante elétrico da Volvo

Andrea Ramos

29 de ago, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Caminhão Volvo vai rodar sem tripulação na atividade da Andrade Gutierrez
Caminhão Volvo vai rodar sem tripulação na atividade da Andrade Gutierrez
Crédito:Andrade Gutierrez/Divulgação
Caminhão Volvo vai rodar sem tripulação na atividade da Andrade Gutierrez

Um Volvo FMX 460 sem motorista a bordo é a mais recente novidade da Andrade Gutierrez. O caminhão pode ser guiado à distância. Desse modo, é ideal para operações de alto risco, como em barragens, mineração e construção civil. O sistema batizado de 4.Zero é uma evolução do que já era utilizado em outros veículos da empresa. O desenvolvimento ficou a cargo da startup ACR.

Caminhão Volvo vai rodar sem tripulação na atividade da Andrade Gutierrez
Caminhão tem sete câmeras que transmitem tudo o que acontecer no entorno: Fotos Andrade Gutierrez

Contudo, o Volvo FMX 460 4.Zero não é um caminhão autônomo. Ou seja, há um motorista que dirige o veículo por meio de controle remoto. Segundo a empresa, o modelo pode ser guiado à longa distância. Ou seja, por alguém que esteja a até 2 km do caminhão. Para isso, os comandos são enviados por ondas de rádio. Portanto, não é preciso haver rede de internet nas redondezas.


Resposta em tempo real

Além disso, praticamente não há atraso entre o comando feito pelo motorista e a resposta do caminhão. Para comparação, na primeira geração do sistema o tempo de resposta chegava a 600 milissegundos. No caso do Volvo FMX 460 4.Zero, bastam 20 milissegundos. Como o próprio nome sugere, um milissegundo corresponde a um segundo dividido por mil.

Publicidade

De acordo com a companhia, a operação remota utiliza monitores que transmitem imagens captadas por sete câmeras instaladas no caminhão. Assim, o motorista consegue ver, à distância, tudo que acontece ao redor do veículo. Assim, o sistema de comando lembra o de videogames.

Caminhão Volvo vai rodar sem tripulação na atividade da Andrade Gutierrez
Sala de onde o motorista controla o Volvo pode ficar a até 2 km de distância do caminhão

Um dos motivos que levaram a empresa a escolher o Volvo FMX 460 é o sistema de direção. Como a assistência é elétrica e não há barra de direção, foi mais fácil instalar o receptor de sinais. Além disso, não é necessário fazer alterações mecânicas no caminhão. 

4.Zero roda com ou sem motorista

O Volvo FMX 460 4.Zero também pode ser dirigido por um motorista a bordo. Para isso, basta virar uma chave. Segundo o gerente de inovação e responsável pelo Vetor AG, programa de inovação da companhia, André Medina, isso aumentou a disponibilidade dos caminhões. Afinal, com o sistema anterior, os veículos ficavam muito tempo parados após o fim de uma obra para a retirada do equipamento. "Isso também aumentava o custo da operação", diz.

A frota utilizada pela Andrade Gutierrez é composta por caminhões de várias marcas. Bem como veículos da linha amarela. Uma parte é de modelos próprios e a outra, de empresas terceirizadas. De acordo com a companhia, além do 4.Zero há oito caminhões não tripulados que atuam em duas áreas de mineração.


Caminhão Volvo vai rodar sem tripulação na atividade da Andrade Gutierrez
Caminhão da Andrade Gutierrez funciona como um carrinho de controle remoto

Conforme a Andrade Gutierrez, o Volvo FMX 4.Zero entrará em operação em breve. Porém, não revelou quando isso deve ocorrer. Bem como não informou em qual local fará a estreia. Seja como for, a companhia já encomendou outras dez unidades do FMX.

Deixe sua opinião