A Toyota vai produzir o furgão Hiace na Argentina. O modelo deve chegar em 2024 nas versões van de passageiro e furgão de carga. Assim, há chances de a nova linha ser vendida também no Brasil. A confirmação da produção foi feita pelo ministro argentino da produção, Daniel Scioli. Segundo informações do site Motor1.
Leia também: Crise e falta de diesel na Argentina afetam transportadoras brasileiras
Assim, o posicionamento de mercado do novo modelo da Toyota vai depender da lista de equipamentos. Vale destacar que o segmento de furgões e vans está em expansão. Sobretudo por causa do avanço das vendas do comércio eletrônico. Como resultado, houve um amplo crescimento na demanda por veículos de entrega, especialmente nos grandes centros urbanos.
Publicidade
No mercado brasileiro, por exemplo. a oferta é ampla. Entre as opções estão modelos maiores, como as linhas Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master. Além da Ford Transit, que acaba de voltar em nova geração. Além delas, há opções menores. É o caso de Peugeot Boxer e Citroën Jumper, além da Fiat Scudo. As três são feitas sobre a mesma plataforma do Grupo Stellantis, dono dessas marcas.
Toyota Hiace compartilha peças da linha Hilux
Por sua vez, a linha Hiace é um projeto de meados de 2015. Na Argentina, o modelo começou a ser importado em 2019. Porém, agora os planos da Toyota são de produzir o modelo no país vizinho. Colabora com isso o fato de haver várias peças compartilhadas com a picape Hilux e o SUV SW4. Como os dois modelos são feitos na fábrica da marca na Argentina, isso facilita a produção do Hiace.
Assim, o modelo é oferecido com motor 2.8 turbodiesel de 204 cv de potência. Além disso, a transmissão é automática de seis velocidades. Portanto, trata-se do mesmo conjunto mecânico da picape e do SUV. Seja como for, a sinalização sobre a produção do modelo já havia sido feita pelo diretor de vendas e marketing da Toyota na Argentina, Ignacio Limpenny.
Em 2021, o executivo falou da dificuldade de manter preços competitivos uma vez que a linha paga 35% de imposto de importação. Além disso, segundo reportagem do jornal Ámbito Financiero, a meta da Toyota é produzir 200 mil veículos na Argentina a partir de 2024. Portanto, fica claro que a marca mira o Brasil. Afinal, em 2021 a produção total de veículos no país vizinho não chegou a 435 mil unidades.
Ainda de acordo com o jornal, a Toyota já está realizando uma segunda rodada de cotação de preços de peças com sua rede de fornecedores. Dessa forma, está perto de iniciar a produção do novo modelo no complexo de Zárate, na província de Buenos Aires. Inicialmente, o plano é fabricar cerca de 4 mil unidades da linha Hiace nas versões furgão e van passageiros por ano.