A venda de caminhões e ônibus por meio de financiamento caiu 13,5% em 2022. De janeiro a julho, foram comercializados 152.932 veículos pesados com algum tipo de crédito. Para comparação, no mesmo período de 2021 foram 176.841 transações. O levantamento é da B3. Assim, no acumulado do ano, os modelos 0-km são os mais procurados. De janeiro a julho, somam 72.202 unidades e refletem a queda diante das 90.575 vendas acumuladas em 2021.
No mês a mês, julho registrou um tímido crescimento de 0,5%. No total, foram 23.332 veículos financiados. Enquanto isso, em junho foram 23.196 pesados.
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Mas, de qualquer forma, o desempenho encontra-se aquém das vendas de julho do ano passado. Ou seja, há um ano o setor financiou 28.512 unidades. Assim, teve o melhor julho para vendas de pesados via financiamento desde 2014, quando a indústria financiou 26.583 veículos entre caminhões e ônibus. Executivos da indústria de caminhões revelam que o baixo desempenho das vendas se deve a uma série de fatores. Entre eles, o gargalo na cadeia de suprimentos, bem como a falta de crédito.
Nesse sentido, de acordo com o vice-presidente da Anfavea, Gustavo Bonini, o grande desafio da indústria atualmente é a cadeia de suprimentos. "Fala-se muito dos semicondutores, mas outras peças e componentes estão com fornecimento prejudicado", diz.
Presidente da JAC Motors, Sergio Habib diz que há dificuldade de crédito. "O empresário de transporte perdeu o poder de compra, sobretudo porque a operação ficou comprometida pelo aumento do diesel nos últimos anos. Ou seja, deixou de lucrar. E isso impacta na hora de solicitar crédito ao banco. Por causa da alta dos juros, os bancos estão mais criteriosos", explica.
Financiamento entre novos e usados
Segundo o levantamento, as vendas de caminhões e ônibus novos em julho apresentaram melhor desempenho quando comparado aos veículos comerciais seminovos. Dessa forma, o setor financiou 11.906 unidades 0-km. Enquanto vendeu 11.426 veículos usados no mês passado. Caminhão é o produto mais procurado. Nesse sentido, em julho, a indústria financiou 21.502 unidades, das quais 11.549 modelos novos.
Com relação aos caminhões 0-km, julho apresentou um discreto aumento no financiamento de 4,7% sobre junho, quando a indústria financiou 11.021 unidades. Já quando se compara ao mês de julho do ano passado, há retração de 20%. No período, o setor negociou 14.451 novos.
Em julho ocorreu o financiamento de 9.953 caminhões usados. Logo, houve uma queda de 4,7% frente ao mês de junho, que teve 10.444 unidades vendidas. Da mesma forma, julho deste ano apresenta retração de 18% se comparar a julho de 2021, que negociou 12.139 usados.
Financiamento de ônibus cresce timidamente
Por outro lado, as operações de financiamento de ônibus, apesar de menores frente aos caminhões, mostram crescimento. Dessa forma, até julho de 2022, somaram 13.780 unidades. Ou seja, crescimento de 13,5% na comparação aos sete primeiros meses de 2021, quando o setor vendeu 12.131 veículos.
Seja como for, nas vendas financiadas de ônibus 0-km, 2022 permanece bom. Ou seja, o setor vendeu 2.709 unidades. Assim, registrou alta de 7,6% em relação aos sete primeiros meses de 2021. Naquele período, 2.516 ônibus novos haviam sido vendidos em operações de crédito.
Do mesmo modo, os financiamentos de usados mostram alta. Até julho, foram 11.071 seminovos adquiridos por meio de financiamento. Para comparação, em igual período em 2021, o setor negociou 9.615 unidades. Na época, aumento foi de 15,1%.
CDC em alta
Segundo o levantamento, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é o mais utilizado. Mas apresenta retração frente ao ano de 2021 de 14,3%. Ou seja, nos sete primeiros meses de 2022 foram vendidos 129.404 caminhões e ônibus por meio da modalidade. Para comparação, no mesmo período de 2021, foram 151.015 modelos.