Notícias

Fiat vai lançar furgão Scudo no Brasil no próximo dia 23 de junho

Irmão gêmeo do Citroën Jumpy e do Peugeot Expert, novo Fiat Scudo virá importado do Uruguai com motor 1.5 turbodiesel e câmbio manual

Redação

15 de jun, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat Scudo
Fiat anuncia chegada do furgão Scudo no Brasil ainda neste mês
Crédito:Fiat/Divulgação

A Fiat apresentou uma prévia do seu novo veículo comercial no Brasil. Trata-se do Scudo, furgão compacto que a montadora italiana apresentará oficialmente por aqui no próximo dia 23 de junho. Em comunicado, a marca italiana diz que o furgão terá bons custos operacionais e, ainda, conforto de automóvel. Seja como for, por aqui, a montadora do grupo Stellantis já comercializa no Brasil os comerciais leves Fiorino e Ducato.

LEIA TAMBÉM
Fiat lança novo Doblò elétrico na Europa

Ou seja, o novo Fiat Scudo virá justamente preencher a lacuna entre esses dois modelos. Assim, substituirá o velho Doblò, que sai de linha também por causa dos novos limites de emissões e ruídos do Proconve L7. Vale dizer que Fiorino e Ducato estão entre os comerciais leves mais vendidos, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave). Dessa forma, o novo furgão tem tudo para se dar bem no mercado brasileiro.


Publicidade

O objetivo da marca é ampliar a participação nesse segmento com o Scudo. Na Europa, a van voltou renovada ao mercado em 2021. Por lá, a Fiat oferece o utilitário em três configurações: furgão de carga, van para passageiros e cabine-chassi. Assim, compartilha a mesma base da minivan Ulysse, que é ideal para o trabalho e para a família, por isso tem opções de seis e nove assentos. Lá, a mecânica traz motor turbodiesel e os câmbios manual ou automático.

Irmão do Expert e do Jumpy

Da mesma forma que a Peugeot fez com a Fiorino, que virou Partner Rapid, a Fiat traz o Scudo, que é a versão da marca sobre o Peugeot Expert e o Citroën Jumpy. Os três são muito parecidos por fora e por dentro, e praticamente gêmeos quando vistos de perfil. Inclusive, o modelo da italiana será feito mesma linha de montagem das vans francesas, da fábrica da Nordex, no Uruguai, de onde virá importado e livre de impostos ao Brasil.

Em relação à mecânica, tudo leva a crer que o Fiat Scudo terá o mesmo conjunto mecânico dos irmãos de Citroën e Peugeot. Ou seja, motor 1.5 turbodiesel Blue HDI de 120 cv de potência e 30,6 mkgf de torque máximo combinado ao câmbio manual de seis marchas, com tração dianteira. Ele tem sistema de tratamento dos gases de escape que utiliza o Arla 32. Dessa forma, está dentro das novas regras de emissões de poluentes.


Por ora, a Fiat mostra apenas uma imagem da dianteira do Scudo. Dá para notar que o modelo será visualmente idêntico ao similar europeu. A carroceria é a mesma dos "irmãos gêmeos" da Peugeot e da Citroën, mas o modelo da marca italiana tem elementos próprios de estilo na dianteira, como grade e para-choques com luzes diurnas de LEDs.

Novo Fiat Fiorino

O breve lançamento da Fiat vai complementar a sua estratégia para ganhar mais participação no mercado de furgões brasileiro. No fim do ano passado, a empresa lançou a linha 2022 do furgão Fiorino. O modelo que está sendo produzido em Betim, Minas Gerais, ganhou visual atualizado. Além disso, mais itens de série e motor até 11,8% mais econômico. Segundo a Fiat, o 1.4 Evo flex atende as normas L7 (equivalentes à Euro 6). O modelo, que tem versão única, batizada de Endurance 1.4, tem preço sugerido de R$ 99.900

Deixe sua opinião