Tecnologia

Volvo reúne serviços digitais em só lugar

Fabricante prepara plataforma única que combinará funções da conectividade e de gestão

Redação

26 de jun, 2018 · 4 minutos de leitura.

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Volvo Connect; serviços digitais em um só portal
Crédito:Foto: Volvo Trucks

O uso cada vez mais frequente da telemática no negócio do transporte rodoviários de carga resulta na necessidade de desenvolver diferentes sistemas e interfaces. A Volvo está no caminho de resolver a complexidade do gerenciamento da frota com o lançamento do Volvo Connect, um portal que reunirá em um só ambiente todos os serviços e funções digitais, independentemente da marca do caminhão.

Previsto para chegar aos clientes europeus em setembro próximo, o novo portal deverá simplificar a rotina do gestor. “O Volvo Connect permite que o transportador acesso serviços e informações necessárias para executar e desenvolver seus negócios diários”, conta Carina Holm, gerente de projetos da companhia. “Além da gestão da frota e do planejamento da manutenção, muitos outros itens da operação serão suportados, o que inclui ajuda na administração e nos aspectos legais.”

A executiva adianta ainda que a plataforma abrigará um mercado no qual serviços adicionais poderão ser assinados, como também permitir personalizar as informações e serviços mais importantes de acordo com o negócio.


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Um serviço inédito, por exemplo, o Data Acess os dados dos veículos poderão ser armazenados e acessados por nuvem. A nova possibilidade permitirá que as informações sejam integradas aos sistemas já existentes do cliente, o que beneficia operações com frotas mistas, sejam qual for o modelo e a marca dos veículos.

O conhecido programa de gestão Dynafleet da marca também ganhou função de segurança, com a qual o transportador poderá monitorar o comportamento do motorista na direção, além de rastrear os principais componentes do veículo, antecipando possíveis problemas de funcionamento.

“Com o tempo expandiremos o conteúdo disponível e os clientes poderão escolher ampla gama de informações, funções e serviços, tanto da Volvo quanto de desenvolvedores externos”, resume Carina Holm.


A fabricante acredita que a introdução do Volvo Connect ocorre em momento que a digitalização vem mudando a maneira como as pessoas vivem e trabalham. Para Karin Falk, vice-presidente sênior de serviços e qualidade da Volvo, novas plataforma de softwares, por exemplo, em serviços de compartilhamento de carros e viagens, criam modelos de negócio e comportamento de consumo.

“Ao olhar para a indústria do transporte, ainda há um grande potencial para aumentar a transparência, a eficiência e a produtividade. A combinação de conectividade a análise de dados se abre para novas oportunidades de suporte aos clientes.”


De acordo com a companhia, o Volvo Connect foi desenvolvido como uma solução de longo prazo, incorporando novas funções, serviços e informações à medida em que ficam disponíveis pelo mercado.

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