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Motor a diesel de 3 cilindros e 6 pistões para caminhão gera 400 cv e 235 mkgf

Motor a diesel feito pelas americanas Achates e Cummins tem 10,6 litros e três cilindros com dois pistões cada, em posições opostas

Redação

31 de mai, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Empresa desenvolve motor diesel com dois pistões por cilindro
Empresa desenvolve motor diesel com dois pistões por cilindro
Crédito:Achates/Divulgação
Empresa desenvolve motor diesel com dois pistões por cilindro

O motor a diesel continuará presente no setor de transportes de carga e passageiros por muitos anos. Apesar do avanço da eletrificação, que vem evoluindo rapidamente, sobretudo na Europa e na Ásia. E uma das apostas para a continuidade do motor a diesel para caminhões e ônibus vem dos Estados Unidos. Trata-se de um três-cilindros com dois pistões cada. Ou seja, os seis pistões trabalham em posições opostas na mesma câmara de combustão (veja no vídeo mais abaixo).

O sistema foi desenvolvido pela Achates Power e a Cummins. Inicialmente, a empresa criou opções de 2,7 litros para picapes. Depois, fez um motor a diesel de 10,6 litros que está sendo testado em um caminhão pesado Peterbilt 579. Essa opção gera 400 cv de potência e 234,7 mkgf de torque. Assim, pode equipar caminhões com peso bruto total (PBT) de 40 toneladas.

Motor de três cilindros é até 11% mais barato que um seis-cilindros convencional; Foto: Achates

Além disso, haverá uma versão de 14,8 litros feita pela Cummins. Segundo a Achates, o motor a diesel de três cilindros opostos é até 11% mais barato que um convencional de seis cilindros em linha. Esse tipo de inovação é comum em automóveis. Assim, é chamada de downsizing, ou redução de tamanho, em tradução livre. Ou seja, são motores pequenos com soluções mecânicas e eletrônicas. Dessa forma, geram os mesmos resultados de versões maiores.  

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Motor a diesel de três cilindros aposta na eficiência

Entre as diferenças, há dois virabrequins na parte superior e inferior do bloco. De acordo com Achates eles se conectam a um eixo de transmissão. Assim, não há cabeçote convencional. Portanto, segundo a empresa, a perda de calor é menor, o que aumenta a eficiência. Além disso, a biela é mais curta, o que reduz a velocidade de funcionamento dos pistões e aumenta a durabilidade dos componentes.


Motor diesel já em testes no Peterbilt

De acordo com a Achates, a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE) testou o novo motor. Segundo a empresa, sua faixa de rotação de funcionamento é até 46% mais eficiente. Além disso, o três-cilindros não precisa dos sistemas SCR e EGR para atender as regras de emissões. Isso contribui para a redução do preço e do peso do propulsor.

Conforme a Achates, há nove montadoras interessadas na tecnologia. Vale ressaltar que o motor a diesel de três cilindros é fruto de investimentos de US$ 87 milhões, ou cerca de R$ 410 milhões, na conversão direta. Segundo a empresa, ele foi criado para atender o Exército dos EUA. .

Além disso, a companhia recebeu aporte financeiro da Aramco, gigante saudita do setor de petróleo. Seja como for, o novo motor a diesel também funciona com outros combustíveis. Como o HVO, por exemplo.


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