O motor a diesel continuará presente no setor de transportes de carga e passageiros por muitos anos. Apesar do avanço da eletrificação, que vem evoluindo rapidamente, sobretudo na Europa e na Ásia. E uma das apostas para a continuidade do motor a diesel para caminhões e ônibus vem dos Estados Unidos. Trata-se de um três-cilindros com dois pistões cada. Ou seja, os seis pistões trabalham em posições opostas na mesma câmara de combustão (veja no vídeo mais abaixo).
O sistema foi desenvolvido pela Achates Power e a Cummins. Inicialmente, a empresa criou opções de 2,7 litros para picapes. Depois, fez um motor a diesel de 10,6 litros que está sendo testado em um caminhão pesado Peterbilt 579. Essa opção gera 400 cv de potência e 234,7 mkgf de torque. Assim, pode equipar caminhões com peso bruto total (PBT) de 40 toneladas.
Além disso, haverá uma versão de 14,8 litros feita pela Cummins. Segundo a Achates, o motor a diesel de três cilindros opostos é até 11% mais barato que um convencional de seis cilindros em linha. Esse tipo de inovação é comum em automóveis. Assim, é chamada de downsizing, ou redução de tamanho, em tradução livre. Ou seja, são motores pequenos com soluções mecânicas e eletrônicas. Dessa forma, geram os mesmos resultados de versões maiores.
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Motor a diesel de três cilindros aposta na eficiência
Entre as diferenças, há dois virabrequins na parte superior e inferior do bloco. De acordo com Achates eles se conectam a um eixo de transmissão. Assim, não há cabeçote convencional. Portanto, segundo a empresa, a perda de calor é menor, o que aumenta a eficiência. Além disso, a biela é mais curta, o que reduz a velocidade de funcionamento dos pistões e aumenta a durabilidade dos componentes.
Motor diesel já em testes no Peterbilt
De acordo com a Achates, a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE) testou o novo motor. Segundo a empresa, sua faixa de rotação de funcionamento é até 46% mais eficiente. Além disso, o três-cilindros não precisa dos sistemas SCR e EGR para atender as regras de emissões. Isso contribui para a redução do preço e do peso do propulsor.
Conforme a Achates, há nove montadoras interessadas na tecnologia. Vale ressaltar que o motor a diesel de três cilindros é fruto de investimentos de US$ 87 milhões, ou cerca de R$ 410 milhões, na conversão direta. Segundo a empresa, ele foi criado para atender o Exército dos EUA. .
Além disso, a companhia recebeu aporte financeiro da Aramco, gigante saudita do setor de petróleo. Seja como for, o novo motor a diesel também funciona com outros combustíveis. Como o HVO, por exemplo.