O Iveco T-Way acaba de ser eleito como o caminhão mais bonito do mundo. O reconhecimento veio de um júri formado por 50 designers de vários estúdios europeus. Ou seja, pelos integrantes da edição 2022 do Red Dot Awards. Trata-se de um dos mais importantes prêmios da área de design da Europa. Portanto, não contempla apenas o setor de veículos pesados.
Em 2021, o Volvo FM levou o prêmio. De acordo com os organizadores do Red Dot Awards, os votantes consideram aspectos como soluções que abordem tendências e funcionalidades em design. Assim como inovação, entre outras.
O Iveco T-Way substitui o Trakker. Seu lançamento na Europa ocorreu em 2021. Trata-se de um caminhão direcionado a operações no fora de estrada. Assim, a premiação é ainda mais relevante. Afinal, o júri costuma escolher modelos rodoviários, e não vocacionais.
Publicidade
T-Way tem design de caminhão rodoviário
Seja como for, o desenho do Iveco T-Way compartilha elementos da linha, S-Way. Ou seja, a família de modelos estradeiros da marca italiana. É o caso, por exemplo, da grade dianteira e do conjunto óptico.
Aliás, além do desenho, as várias tecnologias e soluções eletrônicas contribuíram para que o S-Way ganhasse notoriedade na Europa. O modelo não é vendido no Brasil. Porém, com a entrada em vigor das novas regras de emissões de poluentes, em janeiro de 2023, é possível que a Iveco traga essa linha de caminhões ao País.
Voltando ao Iveco T-Way, trata-se de um extrapesado destinado a operações como construção civil, mineração e madeireira. Nesse sentido, contribuem a suspensão elevada e os reforços estruturais, entre outros aspectos. Como resultado, a capacidade de carga supera 100 toneladas.
“Estamos muito orgulhosos que o design T-Way tenha alcançado este prestigioso prêmio. Esse modelo visa elevar os padrões de robustez. Assim como entregar eficiência e orientação ao motorista. Mas sem deixar de combinar praticidade com estilo”, diz o diretor de design do Grupo Iveco, Marco Armigliato.
Detalhes do Iveco T-Way que agradam em design
De acordo com a marca, o time de designers buscou criar soluções que facilitem a operação. Nesse sentido, um dos exemplos é o para choque dianteiro. Assim, dá para trocar só a parte afetada em caso de dano. Isso permite que o reparo seja feito rapidamente. Assim, contribui com a disponibilidade do caminhão.
O desenho da cabine também foi pensado para oferecer o máximo de conforto ao motorista. Bem como os materiais do acabamento facilitam a limpeza. Ou seja, trata-se de uma grande vantajem em operações no fora de estrada.