Um caminhoneiro norueguês que lavou e encerou o caminhão num sábado recebeu multa de € 2 mil. Segundo o Ministério do Trabalho da Noruega, é proibido realizar qualquer tipo de serviço ligado ao transporte de carga nos fins de semana. Assim, durante uma vistoria e ao checar o tacógrafo, fiscais constataram que o caminhão havia sido movimentado no fim de semana. Como resultado, o motorista recebeu a multa, que equivale a cerca de R$ 10,2 mil, na conversão direta, sem impostos.
Leia também: Inflação no transporte é a maior em 25 anos, segundo NTC
De acordo com as autoridades, o que o caminhoneiro fez é considerado como trabalho. Portanto, o motorista não poderia realizar essa atividade durante a folga. Além disso, os fiscais constataram que o caminhão havia rodado sem usar o cartão do tacógrafo no fim de semana anterior ao flagrante. O motorista disse ter levado o veículo a uma festa de caminhoneiros.
Publicidade
Seja como for, além da multa o motorista teve de ficar sem trabalhar por 48 horas. Ele não teve o nome revelado. Segundo o site Big Truck Magazine, o motorista ficou indignado com as penalidades. De acordo com ele, seus colegas também fazem isso. “Lavamos os caminhões todos os fins de semana."
Caminhoneiro sueco discorda da penalidade
"Não infringimos nenhuma lei. Se continuar assim, em breve não haverá mais motoristas na Noruega”, diz. Seu empregador, que não quis ser identificado, também discorda das penas. Ele afirmou que vai ficar do lado dos colaboradores. Nesse sentido, disse que vai recorrer da decisão.
No Brasil, a lei que rege a jornada dos caminhoneiros é a 13.103, de 2015. Conhecida como Lei do Descanso, ela determina paradas de 30 minutos a cada cinco horas e meia ininterruptas ao volante. Além disso, o motorista profissional deve parar por uma hora durante essa jornada para se alimentar. Outra regra é que haja um intervalo diário de 11 horas entre uma viagem e outra.