A Volvo ampliou o portfólio de caminhões 100% elétricos com a apresentação do FE Electric. O anúncio ocorre apenas três semanas depois de a fabricante apresentar ao mercado transportador europeu o FL Electric. Como seu irmão menor, a novidade também foi projetada para atuar na distribuição urbana, porém, para atender necessidades de até 27.000 kg de peso bruto total (PBT), enquanto o FL pertence a segmento de até 16.000 kg.
“Estamos dando mais um passo estratégico no desenvolvimento de nossa oferta em soluções de transporte eletrificado”, observa em nota Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks. “Isso abre as portas para novas formas de contribuir com as cidades que visam melhorar a qualidade do ar, reduzir o ruído do tráfego e os congestionamentos nos horários de pico, afinal, o caminhão elétrico realiza operações silenciosas, o que permite tráfego em períodos alternativos, como o início da manhã ou tarde da noite.”
O primeiro Volvo FE Electric começará a operar no início de 2019 na coleta de lixo em Hamburgo, na Alemanha, cidade nomeada em 2011 como a Capital Verde da União Europeia. O caminhão estará a serviço da Stadtreinigug Hamburg, empresa de coleta de resíduos local.
Publicidade
O novo modelo será oferecido a partir de diversas configurações para atender aos diferentes tipos de operações. Por exemplo, montado com cabina low entry, o que facilita entrada e saída do veículo, como também oferece ao motorista visão mais ampla do ambiente ao redor do veículo.
O FE Electric tem dois motores elétricos que geram 360 kW de potência máxima e transmissão de duas velocidades. A autonomia é de 200 km e suas baterias poderão ser carregadas diretamente pela rede elétrica, o que deve levar em torno de 10 horas, ou 1h50 se por carga rápida.
Segundo a Volvo, as vendas tanto do FL Electric quanto do FE Electric começarão na Europa em 2019.