A Freightliner Trucks, empresa do grupo Daimler, ampliou a linha de caminhões da vocacionais com o EconicSD, modelo para atuar na coleta urbana de lixo urbana. O caminhão, apresentado em Las Vegas, Estados Unidos, durante feira específica do segmento, é baseado no Mercedes-Benz Econic, produto oferecido na Europa, Ásia e Austrália, e adaptado especialmente para atender aos mercados da América do Norte.
“Trabalhamos de perto com os clientes norte-americanos de coleta de resíduos para saber como poderíamos fornecer uma solução que melhor beneficiasse seus negócios e encontramos a oportunidade de adaptar o EconicSD”, conta Roger Nielsen, presidente e CEO da Daimler Trucks North America.
Segundo a fabricante, para se transformar em Freightliner EconicSD, mais de 125 modificações foram feitas a partir do modelo da Mercedes-Benz. Cabine e chassi são fabricados na fábrica da Daimler, em Wörth, na Alemanha, e seguem para montagem final na unidade da Freightliner, em Gaffney, na Carolina do Sul, Estados Unidos.
Publicidade
A nova ferramenta é configurada com cabine do tipo low-entry, dotada de sistema de ajoelhamento, e oferece espaço generoso para três ocupantes em assentos individuais. No trem de força funciona o motor Detroit DD8 de 355 cv e torque de 145,2 kgfm com serviço de diagnóstico remoto para garantir mais disponibilidade e produtividade à operação de coleta.
Para enfrentar tanto as ruas estreitas quanto as avenidas congestionadas, ambientes nos quais o caminhão de lixo opera, a segurança foi tema prioritário na construção do EconicSD. O para-brisa panorâmico e a posição baixa do assento do motorista proporcionam ampla visibilidade. Depois, oferece assistente de freio de emergência, controle de velocidade adaptativo e alerta de mudança de faixa. Como itens opcionais, o operador pode incluir no modelo sistema de câmeras para visão de 360°.
Para o novo caminhão também a montadora fechou parceria com empresas especializadas em equipamentos de coleta para melhor atender os clientes do segmento, a Heil Enviromental e a McNeilus Truck & Manufacturing.
O caminhão começará a ser oferecido ao mercado norte-americano a partir do verão do Hemisfério Norte em configuração 6x4 com cabines de teto alto ou baixo.