A Volvo Trucks lançou a nova geração do caminhão elétrico VNR Electric para o mercado norte-americano. Agora, o modelo tem autonomia 85% maior que na versão anterior. De acordo com a montadora, a primeira geração tinha alcance operacional de até 240 quilômetros. E chega a 440 km com maior armazenamento de energia, de até 565 kWh.
A melhoria no desempenho ocorre graças ao novo pacote de baterias, que ganhou aprimoramento no design. Além disso, o carregamento da nova versão está mais rápido. Em estações de carga rápida, com 250 kW, permite recarregar 80% da capacidade em 90 minutos, no caso do pacote de seis baterias, ou em 60 minutos, com quatro baterias.
No entanto, a produção do novo VNR Electric começará no 2º trimestre deste ano. A Volvo fabricará o modelo na fábrica de New River Valley, na Virginia (EUA), mesma linha de produção que faz todos os caminhões destinados à América do Norte.
Publicidade
LEIA TAMBÉM
BYD cresce no mercado de furgões elétricos com o eT3
50% elétricos até 2030
A Volvo Trucks estabeleceu uma meta global: até 2030, metade dos todos os caminhões vendidos serão elétricos. De acordo com o presidente, Roger Alm, a fabricante sueca está determinada a liderar a transformação do setor de transporte. "O interesse entre os clientes é alto e está rapidamente se tornando uma vantagem para eles", diz.
A montadora iniciou a produção em série de caminhões elétricos em 2019. Assim, foi uma das primeiras marcas de caminhões no mundo a partir para a eletrificação. Para tanto, até o momento a gama de produtos inclui seis modelos de caminhões elétricos: FH, FM, FMX, FE, FL e VNR.
O Volvo VNR Electric é, portanto, um dos seis modelos de caminhões pesados totalmente elétricos da Volvo Trucks. Assim, a empresa projetou o modelo para o mercado norte-americano. Sua primeira versão começou a ser vendida em dezembro de 2020. Até o momento, o mercado brasileiro ainda não conta com nenhum desses modelos disponíveis para venda.