A Volkswagen Caminhões e Ônibus está lançando o Volksbus 10.160 OD. Trata-se de um novo micro-ônibus criado por meio da colaboração de concessionárias e encarroçadores. Assim, o modelo traz novidades que facilitam a instalação da carroceria. Portanto, isso reduz o custo e o tempo para que o veículo fique disponível.
LEIA TAMBÉM: Motorhome vendido por R$ 41,5 milhões inclui Bugatti de brinde
Segundo a VWCO, o novo modelo é baseado no chassi 10.160 ODR. Ou seja, a opção da marca desenvolvida especialmente para o programa Caminho da Escola. Assim, o motor é o Cummins de 3,8 litros que gera 162 cv de potência e 61,2 kgfm de torque a partir das 1.300 rpm. Fornecido pela ZF, o câmbio é manual de cinco marchas.
Publicidade
“Conseguimos entregar mais vantagens em um tipo de aplicação no qual a escolha costuma recair no chassi de 9 toneladas”, diz o diretor de vendas de ônibus da VWCO, Jorge Carrer. Assim, para aumentar a capacidade o chassi foi alongado. Além disso, ganhou pneus maiores. "Em vez do 215, ele recebe o 235”, afirma o executivo.
Micro-ônibus da Volkswagen leva 36 passageiros
Como resultado da parceria com encarroçadoras, o modelo é padronizado para ter 36 passageiros. Conforme Carrer, trata-se de micro-ônibus disponível praticamente para entrega imediata. “Isso faz toda diferença na hora de fechar um contrato”, diz ele.
Conforme o diretor da VWCO, com a queda na demanda por transporte coletivo, alguns veículos estão superdimensionados. Logo, ele acredita que os micro-ônibus são mais adequados para diversos tipos de operação. Além disso, a empresa pretende atuar fortemente neste segmento, que aponta para aumento das vendas.
Segundo ele, o setor de ônibus foi muito impactado pela pandemia. Porém, o de micro-ônibus foi o que sofreu menos. “Houve as entregas para o Caminho da Escola desde o ano passado", diz. Porém, mesmo descontando essas vendas, a demanda se manteve estável. A participação gira em torno de 20% do mercado total de ônibus”, afirma o executivo.
Números da Fabus, associação que representa as fabricantes de ônibus do Brasil, confirmam. Assim, de janeiro a agosto a produção de micro-ônibus somou 1.900 unidades. Ou seja, apenas sete unidades a menos que as feitas no mesmo período de 2020.