As concessionárias da rede MAN Latin America presente no Chile passaram começaram a receber os primeiros Delivery 9.179 e 11.180 a partir da fábrica de Resende (RJ).
A linha de caminhões indicada para as operações de distribuição urbana, lançada oficialmente na Fenatran do ano passado, é produto estratégico nos planos de internacionalização da montadora. Depois dos Brasil, os primeiros modelos da gama composta por seis veículos, já estão disponíveis também nos mercados mexicano e argentino.
Com a estreia no Chile, a fabricante ainda registra marco histórico de 20 mil unidades da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus exportadas para aquele país, o segundo maior mercado de exportação da empresa em volume depois da Argentina.
Publicidade
Sem a presença de indústria automotiva, o mercado chileno recebe marcas de todo o mundo, o que o torna muito competitivo e exigente. “Com a estreia da nova família Delivery, ampliaremos o portfólio, sempre trabalhando em conjunto com a rede para oferecer produtos altamente competitivos e com excelência no pós-vendas”, destaca Marcos Forgioni, vice-presidente de vendas & marketing – mercados internacionais.
De acordo com os números da companha, no ano passado as vendas locais de veículos Volkswagen e MAN cresceram 40% na comparação com 2016, de 805 para 1.146 unidades. O desempenho proporcionou à empresa sair do quinto para o terceiro lugar no ranking de vendas de caminhões no país.
No Chile, a rede de autorizadas da MAN Latin America é representada pela Porsche Chile, sediada na capital Santiago. A empresa avança em plano de aumentar a cobertura no território local. Em 2016, a empresa inaugurou três casas e, no ano passado, mais três, totalizando 11 endereços.
Implementadores
A MAN Latin America também, em mais um passo de descomplicar a vida do transportador, organizou em sua fábrica encontro com mais de 50 representantes das fabricantes de implementos rodoviários.
A visita teve como objetivo encontrar oportunidades de negócios e sinergias, especialmente para desenvolver projetos capazes de tornar mais ágil o processo de implementação dos caminhões.
“A parceria com implementadores consolida a tática de produzir o veículo sob medida para as necessidades atuais de cada frotista ou transportador autônomo, preservando as condições originais de fábrica e no menor prazo possível para que nossos caminhões ofereçam os melhores resultados operacionais”, resume João Herrmann, gerente de marketing da MAN Latin America.
Do fim de 2017 ao início de 2019, a fabricante de Resende tem programado o lançamento de 25 veículos. Com a troca de experiência no encontro, os implementadores tiveram a oportunidade todos eles, o que permite elaborar novos projetos de maneira antecipada.