Ao encerrar as contas no primeiro mês do ano, as fabricantes de caminhões instaladas no País certamente já enxergam um período movimentado nos portos brasileiros. Ao menos é o que sugere o resultado das exportações do segmento logo no início de 2018.
Em janeiro os embarques de caminhões para mercado internacionais somaram 1.950 unidades, crescimento de 83,1% sobre o mesmo mês de 2017, quando as remessas foram de 1.065 veículos.
O desempenho do mês passado se mostra como uma continuidade do ano anterior, no qual a indústria de pesados registrou uma expansão de 31,3% nas exportações, com 28.288 caminhões embarcados.
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Apesar de ser somente uma fração inicial, o resultado do primeiro mês do ano encontra respaldo tanto nas estimativas da Anfavea, a associação que representa os fabricantes de veículos, quanto nos negócios encaminhados pela indústria.
Para 2018, a Anfavea projeta para o segmento de veículos pesados (caminhões e ônibus) uma alta de 12,8% nas exportações, para um volume em torno de 42.200 unidades, cerca de 5.000 a mais do total embarcado no ano passado, de 37.322 pesados.
As montadoras seguem fazendo a sua parte. Somente a MAN Latin America entregou para outros países 838 caminhões e ônibus em janeiro, volume que representou avanço de 159% sobre o que foi exportado no mesmo mês de 2017, 323 unidades.
Para a fabricante, o resultado foi recorde. Argentina, México e Chile se apresentaram como os principais compradores de produtos feitos em Resende (RJ), que compraram principalmente o VW Constelletion 17.280 e o Volksbus 15.190 OD.
A empresa, no entanto, já conta com encomendas extras de componentes do recente lançamento da nova família Delivery, como o 9.170. O modelo já foi apresentado no México e desembarca na Argentina e no Chile no mês que vem.
“Com o início das vendas da nova família Delivery na região, ofereceremos a nossos clientes e importadores um portfólio ainda mais completo”, observa Marcos Forgioni, vice-presidente de vendas e marketing para mercados internacionais da MAN.
Também a Mercedes-Benz deu sinais do aumento da demanda por produtos brasileiros. Nos primeiros dias de janeiro, a companhia completou a entrega de um lote de 54 caminhões Atego 1729 4x2 configurados como coletor de lixo para Beirute, capital do Líbano.
Os modelos foram adaptados na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), conforme legislação local e pedido do cliente, com a adoção de iluminação externa de emergência (giroflex), entre-eixos mais curto e câmbio automático.