Ficou pronto o primeiro MAN TGX blindado do País. O caminhão, construído sobre um cavalo-mecânico 29.480 6x4, tem nível III de resistência, categoria capaz de impedir perfurações na carroceria de projéteis de fuzis.
Apesar dos tradicionais carros-fortes dominarem a cena do mercado de transportes de valores, os cavalos-mecânicos são cada vez mais requisitados para atuarem nas operações de longas distâncias com cargas valiosas, como medicamentos, produtos eletroeletrônicos ou mesmo barras de ouro.
No início de julho do ano passado, uma das gigantes do ramo, a Prosegur, adicionou à sua frota sete modelos Mercedes-Benz Actros adaptados especialmente para este tipo de serviço.
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No caso do modelo da MAN Latin America, o projeto é da empresa especializada MTX blindado. Para receber o peso a mais na carroceria devido à maior quantidade de chapas de aço, o cavalo-mecânico ganhou um segundo eixo direcional, o que o transformou em um 8x4.
Para Cleverson Scarparo, proprietário da empresa da MTX, o conjunto mecânico de alto desempenho e a configuração original 6x4 foram as características que decidiram pela escolha do TGX, que “se mostrou mais adequado para o projeto de cabine blindada”.
O 29.480 é o caminhão mais potente da MAN Latin America. Tem motor D26 que gera 480 cv e 277,73 kgfm de torque e transmissão automatizada de 16 marchas.
Além da opção do MAN TGX, a fabricante de Resende (RJ) também oferece para o segmento de transporte de valores, os chassis 5.150 CE, 8.160 CE e 9.160 CE para adequações como carro-forte, os caminhões Delivery 10.160 e Constellation 24.280 8x2, como também o cavalo-mecânico Constellation 25.420 6x2.
As operações de transporte de valores é nicho para as montadoras de chassis e caminhões. O mercado absorve de 250 a 300 unidades anuais, das quais 95% são representadas por chassis preparados para o segmento de até 9 toneladas de peso bruto total (PBT).