A Mercedes-Benz está comemorando os 20 anos do lançamento do chassi O 500. Ou seja, o ônibus foi lançado em 2001 para atuar em operações urbanas e rodoviárias. Segundo a fabricante, o modelo elevou o padrão de qualidade do segmento no País.
De acordo com a Mercedes-Benz, o O 500 oferece várias soluções inovadoras. Com isso, garante mais conforto e segurança a passageiros e ao motoristas.
Nesse sentido, o o chassi se destaca pelo motor na traseira e por itens como o controle eletrônico da suspensão pneumática. Assim, o sistema baixa a cabine para facilitar o embarque e o desembarque.
Publicidade
Mercedes-Benz O 500 soma 70 mil vendas
Desde o lançamento, o O 500 teve mais de 70 mil unidades produzidas. Logo, a Mercedes-Benz fez cerca de 3,5 mil unidades por ano.
Segundo a Mercedes-Benz, o chassi faz sucesso por sua versatilidade. Nesse sentido, atende vários tipos de aplicação. Por exemplo, pode ser utilizado em linhas urbanas.
Ou seja, como ônibus convencional e também padron, com até 13,2 metros. Bem como super padron, de 14 m, articulado com tração 6x2 (18 m) e super articulado 8x2 (23 m). Seja com piso baixo ou alto.
Vários tipos de aplicação
Da mesma forma, para o transporte rodoviário a marca oferece opções para curtas, médias e longas distâncias. Assim, há configurações com tração 4x2, 6x2 e 8x2. Além disso, pode receber carroceria High Decker e Double Decker.
Recentemente, a Mercedes-Benz estreou no O 500 tecnologias de assistência de direção. Por exemplo, o chassi pode ter piloto automático adaptativo (ACC). Ou seja, o sistema mantém a distância do veículo à frente. Além disso, há frenagem automática de emergência.
No mesmo sentido, o Mercedes-Benz pode ter alerta de saída involuntária da faixa de rolagem. Bem como monitoramento da pressão dos pneus. Assim como assistente de partida em rampa e dispositivo anti tombamento. Além de controles eletrônicos de estabilidade e tração, entre outros.