Lançamentos

Volvo FMX MAX estreia com mais capacidade de carga e espírito off-road

Novo modelo chega com a mesma cabine do Volvo FMX, também renovada, mas com maior capacidade de carga

Andrea Ramos

18 de jun, 2021 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo FMX MAX é a novidade com mais capacidade de carga
Volvo FMX MAX é a novidade com mais capacidade de carga
Crédito:Volvo/Divulgação
Volvo FMX MAX é a novidade com mais capacidade de carga

Junto com a nova geração de caminhões FH, FM e FMX, a Volvo Caminhões apresenta uma nova versão do representante off-road: o FMX MAX. O modelo tem como atributo a capacidade adicional de 6 toneladas de carga líquida, ou seja, um aumento de 10% na capacidade de carga. Dessa forma, o caminhão vocacional vai atender aplicações em mineração e construção pesada.

Ademais, a maior capacidade de carga útil do Volvo FMX MAX se deve ao peso bruto total (PBT) de 58 t em sua versão 8x4. Assim, o FMX MAX tem opções de motorização de 460 cv, 500 cv e 540 cv.

Além da novidade, a gama fora de estrada ganhou novos eixos traseiros, bem como suspensões dianteira e traseira, e freios de maior desempenho.


Publicidade

Gama FMX ganha nova suspensão

Nesse sentido, a suspensão recebeu reforço nos feixes de molas e lâminas. A suspensão dianteira tem capacidade de 20 t. Ou seja, 10 t por eixo. Já a traseira suporta 38 t, sendo equipada com barras de proteção mais robustas em relação à geração anterior.

Ademais, uma travessa central 100% fundida e molas parabólicas mais resistentes à fadiga contemplam a nova geração de suspensão. E como resultado, o componente está mais leve. E segundo a engenharia da Volvo, o rodar está mais suave e confortável.


O Volvo FMX tem um chassi duplo integral, rodas reforçadas e freios de serviço 8% mais eficientes, além de EBS e retarder de série. A gama FMX chega nas configurações 6x4, 6x6 e 8x4

“O FMX está ainda mais forte. Carrega mais peso, e recebeu componentes que o tornam ainda mais durável”, diz o gerente de engenharia de vendas da Volvo, Jeseniel Valerio.

Assim, por causa do eixo traseiro de maior durabilidade, com 38 toneladas de capacidade de carga vertical, a capacidade máxima de tração (CMT) do FMX é de 225 t em aplicações de mineração. O novo componente foi desenvolvido em parceria com a Volvo Construction Equipment, o braço da marca que produz máquinas amarelas.


Cabine renovada

O Volvo FMX MAX chega com a mesma cabine do FMX, renovada junto com a nova geração F rodoviária. Ou seja, o desenho se aproximou do visual do FH. E recebeu mudanças, com novos faróis, retrovisores, para-choque e piscas laterais.

A bordo, a atenção vai para o espaço interno, garantindo visibilidade 10% maior em relação à geração atual. Isso graças à área envidraçada maior. O caminhão ganhou uma nova escotilha produzida de aço. E que serve também como uma saída de emergência em caso de acidentes. Ademais, quando aberta ajuda na circulação de ar e na redução de calor.


Assim como os irmão rodoviários, o interior está mais moderno. O painel de instrumentos também é 100% digital e de 12 polegadas. O menu possui diferentes possibilidades de telas configuradas para o condutor ajustar conforme suas necessidades.

Nesse sentido, o painel garante facilidade nas inspeções pré-viagem. O que é importante nas aplicações fora de estrada. Possibilitando à automática, por exemplo, de desgaste dos freios e do nível do fluído de arrefecimento, entre outras verificações. Dessa forma, o condutor pode destacar os dados que interessam naquele trabalho, como pressão do turbo ou a velocidade.

A nova central multimídia de 9 polegadas, a mesma dos modelos rodoviários, permite ao condutor manipular desde o rádio até aplicativos e outras configurações do veículo. E tudo se ajusta pelo volante multifuncional.


Modos de condução especiais e segurança ativa

A gama FMX MAX tem até cinco modos de condução. O econômico e o performance, e agora os inéditos standard, off Road e heavy duty para operações mais pesadas. A nova inteligência da transmissão I-Shift atua em diversas situações, alterando pontos e rotações de trocas de marcha. Ademais, a caixa I-Shift traz software específico para as operações de mineração e construção.

Outras novidades são o controle da tração de série. Há ainda o auxílio de partida em rampa e o bloqueio diferencial automático. O caminhão tem ainda as funcionalidades ABS e controle de tração com modos de operação especialmente desenvolvidos para tarefas fora de estrada.

O FMX MAX conta com o pacote de segurança com freios eletrônicos EBS de série. E pode ainda ser equipado com airbag, controle eletrônico de estabilidade, direção inteligente VDS, entre outros recursos.


O modelo pode também receber até oito câmeras auxiliares para melhorar a visibilidade, sendo que quatro delas podem ser visualizadas simultaneamente na central multimidia.

Deixe sua opinião